Empreendendo e lidando com as demandas diversas

05:00


Empreender, ou ter um negócio próprio, pode ser uma atividade bem solitária que gera uma sobrecarga gigante. Como lidar com as diversas demandas? Como a organização pode ajudar? Bora falar sobre isso!

Comecei a falar sobre as dores e delícias de empreender e como a organização pode ajudar nesse post aqui -> Empreendedorismo e organização. Mas hoje quero ir além do que é preciso lidar internamente em um negócio e expandir para a vida de um empreendedor. E se você não é empreendedor, mas trabalha em casa, você pode se reconhecer também.

Isso porque a sobrecarga que um empreendedor aguenta, referente ao mix de atividades de diferentes áreas que precisa executar, muito se assemelha a sobrecarga de quando estamos trabalhando de casa, misturando diferentes áreas da vida em um mesmo local.

O trabalho, claro, não precisa ser solitário em nenhum dos dois casos (empreendedor e trabalhador em casa). Você pode ter um time, pode pedir ajuda de amigos e familiares e pode até sub-contratar outras empresas e empreendedores para as atividades que não consegue ou não gosta de realizar. Mas, a realidade é que, na maioria das vezes, essa rotina acaba sendo bem solitária mesmo. E a gente precisa falar sobre isso.

Acho engraçado como algumas pessoas ainda glamourizam o empreender, pensam que é tudo uma delícia por causa da flexibilidade. Já ouvi muitas vezes que deve ser ótimo poder levar e pegar a filha na escola e dar atenção a ela quando está em casa. E sim, essa vantagem é maravilhosa, só que na prática não é bem assim, ou pelo menos nem sempre.

Ter que resolver as coisas de casa, dar atenção a minha filha e ao mesmo tempo conseguir fazer as minhas coisas e tocar um negócio pode ser bem estressante, sabe? E, claro, é fácil falar que são escolhas, mas é difícil entender que algumas dessas escolhas simplesmente não são possíveis e estão mais para imposição.

Como empreendedores, somos bombardeados pelo mercado com coisas que deveríamos estar fazendo e cada hora aparece uma coisa diferente da qual não podemos ficar de fora ou vamos perder visibilidade e consequentemente espaço no mercado. É exaustivo tentar acompanhar tudo, até porque não é garantia de sucesso, mas ficar de fora sempre deixa aquela pulga atrás da orelha de se deveríamos estar fazendo algo diferente.

Como fazer então para lidar com tudo isso? A resposta realista é: não fazer. Não tem como dar conta de tudo sempre! Mas a resposta otimista e igualmente possível é: priorizando e reduzindo o escopo para o que está dentro dos nossos limites.

E você pode fazer isso assim (se liga nas dicas):

  • Ao invés de tentar seguir tudo o que o mercado fala, filtre as pessoas e empresas que você considera modelo e consuma seu conteúdo para entender o que tá rolando e listar oportunidades de melhoria (que não necessariamente vou realizar) para o seu negócio.
  • Pedindo ajuda e planejando momentos de pausa para um respiro. Conseguir sair do operacional do dia a dia para exercitar um olhar mais analítico e estratégico vai te ajudar a entender que melhorias são possíveis e necessárias.
  • Tendo compaixão por você mesmo, evitando o julgamento, a culpa e o clima pesado que paira no ar quando a sobrecarga está rolando. Melhor se acolher para lidar com os erros e percalços de uma maneira mais leve e objetiva.
  • Mapear processos e controles internos que facilitem de fato a sua vida e otimizem a rotina tanto do seu negócio quanto das demais áreas da sua vida.
  • Estruturando rotina e hábitos que te mantenha aberto ao movimento e mudanças que o dia a dia de trabalho exige.

Quais as suas dicas para empreender e lidar com as diversas demandas do dia a dia? Deixa aqui nos comentários pra gente se ajudar!
 

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP