Como lidar com as interrupções

05:00


Muito da nossa sensação de produtividade é impactada diariamente pelas interrupções que sofremos. E parece que somos interrompidos nas nossas atividades cada vez mais. Acontece com todo mundo e em todos os lugares. Mas como lidar com as interrupções? Como manter o foco? O post de hoje te dá algumas dicas importantes nesse sentido.

Primeiro, acho válido diferenciar interrupções de distrações. As distrações são fugas, conscientes ou não, das atividades, parte da gente, apesar de sofrermos influências dos estímulos ao redor. As interrupções partem dos outros e atravessam nossa linha de raciocínio ou execução. A gente é obrigado a parar porque alguma coisa aconteceu.

Ambas representam um grande impacto e são grandes vilões da nossa sensação de produtividade. Bom, para lidar com qualquer coisa, precisamos primeiro entender como ela funciona. Eu acredito que para lidar com o caos a gente precisa primeiro mergulhar nele. 

Então, minha primeira dica é mapear ao longo de um dia as suas distrações. Registrar mesmo...faz assim: separa qualquer folha de papel ou nota do computador/celular ou algo do tipo e deixa do seu lado ao longo de um dia de trabalho por exemplo e vai anotando cada atividade que você começar a fazer...ao lado da atividade, cada vez que for interrompido faz um tracinho, quando mudar de atividade, anota a nova atividade e faz o mesmo, vai colocando tracinho do lado quando for interrompido.

No final do dia, dá uma olhada no que você anotou e reflete sobre a experiência. Provavelmente você vai ter ficado mais atento às interrupções e vai ter bastante informação interessante sobre como sua rotina funciona e que tipo de interrupções são essas que ocorrem e porque. Você pode perceber que não são tantas interrupções assim, pode perceber que as interrupções só acontecem com atividades mais complexas, ou talvez você só as perceba quando está fazendo alguma atividade da qual você não gosta. Essas informações vão te ajudar a lidar com as interrupções quando elas surgirem novamente mais adiante.

Beleza, agora que você já sabe como funciona o seu dia a dia e como as interrupções costumam aparecer, você pode se preparar para lidar com elas. Segue algumas opções:
  • Eliminar: para que as interrupções não aconteçam você precisa se isolar. Isso pode significar trabalhar em outro local, colocar o celular e aplicativos de comunicação do computador em modo "não perturbe" ou mesmo passar para o analógico ( o bom e velho papel) por um período. Eliminar completamente as interrupções normalmente a gente só consegue fazer por um certo período não muito grande, então é importante se organizar e se preparar para que isso seja possível e viável dentro da sua realidade.
  • Evitar: a sua postura pode evitar interrupções sabia? Colocar um fone antirruído e fazer cara de concentrado pode ajudar (tô falando sério...eu penso duas vezes antes de ir falar com alguém que tá com cara de concentrado, você não?). Uma boa dica é não interromper outras pessoas, afinal, a gente não costuma fazer o que não gosta que façam com a gente. Sabe o que ajuda também? Combinar com as pessoas... contar pra elas que precisa se concentrar e pedir ajuda para que você não seja interrompido. Outras ideias são: desabilitar notificações no celular (ou deixar ele distante de você), evitar locais com muito ruído ou poluição visual.
  • Aceitar: pode parecer loucura, mas você pode sim, em alguns momentos e para algumas coisas, aceitar e até curtir as interrupções. Aceitar uma interrupção significa decidir que ela é mais importante do que o que você estava fazendo. Concorda que isso pode acontecer? Estar preparado para isso significa documentar direitinho as coisas que faz, para quando uma interrupção desse tipo acontecer e você a aceitar, se torne mais fácil depois retomar o que foi interrompido.
  • Planejar: esse é um pouco parecido com o aceitar, mas com antecipação. Você pode, ao planejar sua semana, já levar em conta que as interrupções vão acontecer e então separar um tempo para elas. É como se você estivesse dedicando um bloco de tempo para elas na sua rotina. Contar com as interrupções pode ser uma boa maneira de evitar maiores impactos caso elas aconteçam.

A escolha é sempre sua, viu? Não existe fórmula mágica para lidar com as distrações e você pode nem sempre conseguir ou querer eliminá-las completamente. Tudo bem, sabe? Dependendo da interrupção pode virar uma distração gostosa ou uma pausa necessária. Não padronize sua resposta a distrações, seja flexível, mas se organize e se mantenha atento para fazer as escolhas que são melhores para você a cada momento.

É isso...espero que você tenha gostado desse post e que ele tenha te ajudado a lidar com a sua rotina de maneira mais leve.

Ficou com alguma dúvida específica ou pensou em uma situação que as dicas que leu aqui não se aplicam? Então deixa nos comentários!

Deu vontade de aplicar o que leu por aqui? Experimenta e volta pra me contar, assim eu vou saber que posts como esse são interessantes e fazem a diferença para você.


You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP