Você trabalha melhor sob pressão?

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Uma coisa que escuto muito as pessoas falarem quando se tratam de prazos e tarefas é a relação delas com a pressão. Algumas trabalham bem sob pressão, outras não aguentam. Hoje eu quero falar sobre isso pra gente refletir sobre como a pressão realmente afeta o desempenho das nossas tarefas.

Primeira coisa que a gente tem que pensar é que pressão é essa. Pode ser uma pressão interna (quando a atividade é tão importante pra gente que só de pensar em algo dar errado a gente fica mal) ou pode ser uma pressão externa (quando outras pessoas importantes pra gente estão nos cobrando a respeito dos resultados).

A gente lida de maneiras diferentes com esses dois tipos de pressão e a pressão interfere no andamento da atividade porque está diretamente relacionada com a sua motivação para fazê-la. Porque aquela atividade é importante para você? Se questionar sobre isso sempre ajuda a encontrar o motivo certo para a ação.

Eu acho que quem gosta de trabalhar sob pressão na verdade gosta da adrenalina, do coração acelerado, do risco, do frio na barriga. Associa a pressão ao entusiasmo. Algo me diz que a atividade pouco importa, mais importante é o desafio, sabe?

Já quem não trabalha bem sob pressão costuma ter uma preocupação maior com a atividade em si, com a qualidade do resultado. Nesse caso a pressão desestabiliza e o coração acelerado atrapalha a concentração na tarefa.

Tem também quem até consiga trabalhar sob pressão mas não goste e fique chateado. E tem os que gostam mas nem sempre conseguem e estouram os prazos e metem os pés pelas mãos procurando justificativas.

A gente pode estar em um desses times ou em mais de um deles a depender da fase da nossa vida, da nossa disposição e até do tipo de atividade. O que eu acho complicado é se rotular e correr riscos desnecessários. Se você confia em si mesmo e sabe que vai dar conta ok, mas caso tenha alguma dúvida evite estar sob pressão. Além de ser um risco alto pra qualidade da atividade, pode ser um risco também pra sua saúde.

Talvez a organização possa ajudar a gente a equilibrar esse jogo das pressões, prazos e atividades. Quando a gente mapeia o que precisa ser feito, planeja a execução e acompanha a evolução dos resultados, as coisas acabam fluindo melhor.

Outra coisa que é sempre bom também é se observar. Perceber como você se sente com as atividades que realiza, o quão seguro está do que precisa ser feito, o tempo que imagina ser necessário. Com a observação (e o registro histórico, porque não?) você consegue estimar melhor, organizar melhor e lidar melhor com os riscos.

Eu normalmente estou no time que não trabalha bem sob pressão e que evita estar nessa situação a todo custo. Eu antecipo as atividades ao máximo, mapeio os riscos, organizo, acompanho pra não me estressar. Em situações pontuais até me sacrifico e já fiz coisas sob pressão, mas se eu puder escolher, essa não vai ser a minha escolha.

E você, me conta, como você funciona sob pressão?

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