Para otimizar o seu tempo, encontre o caminho crítico

05:00

O "caminho crítico" é um termo muito usado em gerenciamento de projetos e hoje eu vou te explicar como ele pode se aplicar na sua vida. Eu trabalhei muitos anos com gerenciamento de projetos e aplico na minha vida, então vem comigo que a dica é boa.

Quando a gente está realizando um projeto é comum se perder nas várias tarefas e prazos das atividades que precisam ser realizadas. O significado de projeto é ser um conjunto de atividades com um objetivo comum com data pra começar e pra terminar, como construir uma casa, desenvolver um aplicativo, palestrar em um grande evento, mudar para uma nova casa, casar, ter um filho, comprar uma bicicleta, enfim, acho que já deu pra entender né?

A nossa vida tá sempre envolvendo muitos projetos que estão normalmente relacionados aos nossos objetivos pessoais. Se gerenciar um projeto às vezes é complicado, imagina gerenciar vários ao mesmo tempo! Eu trabalhei com isso por muitos anos no mundo corporativo e posso te dizer que é tão complexo que existem muitos métodos e técnicas para ajudar. Uma delas é a do caminho crítico.

Antes de te explicar o que é, eu preciso que você saiba que qualquer atividade que você realiza tem um esforço necessário e leva um tempo para ser realizada, certo? Pensando nisso, para você organizar as suas atividades e projetos, é importante que você tenha noção desse esforço e entenda como cada atividade impacta nas outras ou se existe uma sequência entre elas...por exemplo: pra fazer um bolo você precisa primeiro ter os ingredientes, certo? Então a atividade de comprar os ingredientes precisa vir antes da atividade de misturar os ingredientes pra fazer a receita. E pra saber se dá pra fazer o bolo hoje você precisa saber quanto tempo mais ou menos vai levar no mercado e pra fazer o bolo em si pra ver se encaixa, entendeu?

A gente já faz essas coisas seguindo a lógica do dia a dia, mas não costuma pensar muito nisso. A proposta é que para organizar você comece a mapear as atividades levando em conta explicitamente essas coisas...o que tem que vir antes do que, o que pode acontecer ao mesmo tempo (em paralelo, pra economizar tempo, por exemplo) e quanto tempo mais ou menos você precisa pra cada coisa. Em gerenciamento de projetos isso vira um cronograma ou um mapa sequencial de atividades distribuídas ao longo do tempo.

Para dar o prazo final de um projeto então a gente leva em conta o caminho crítico que é a sequência de atividades que precisa ser realizada e que juntas levam a maior quantidade de tempo. Na figura aqui embaixo por exemplo o caminho crítico seria a sequência de atividades A - E - F.


Porque saber disso é importante? Porque as atividades do caminho crítico vão influenciar mais diretamente no seu resultado final. Se você atrasar na atividade C você pode ter problemas ou não dependendo do quanto você atrase, mas se você atrasar a E, vai atrasar a F e vai atrasar o projeto inteiro, não tem jeito!

Na sua vida, vale a mesma coisa. Pegue um dia comum ou uma semana e mapeie as atividades que você precisa realizar no nível mais concreto e simples e você vai ver que algumas interferem nas outras ou que para realizar alguma vai precisar ter feito outra antes, como no exemplo do bolo. Se isso for uma prioridade pra você, melhor não adiar a ida ao mercado ou pedir ajuda pra alguém, por exemplo, porque isso vai impactar a realização de várias outras atividades, percebe?

Por isso, se no seu planejamento você já levar em conta as atividades, suas relações entre si e sua duração estimada, você terá clareza do caminho crítico e consequentemente de quais as atividades que você precisa priorizar para otimizar o seu dia.

Faz sentido? Tenta aplicar e me conta aqui nos comentários, combinado?

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP