Perfeccionismo e quarentena

05:00



Exercícios, alimentação saudável, aprender um novo hobbie, cuidar da casa, passar tempo com os filhos, se desenvolver na carreira, ler livros, maratonar séries, acompanhar as lives, estreitar os relacionamentos, estudar, meditar. Proliferam-se posts na internet sugerindo o que fazer na quarentena e eu fico cansada só de ler. Se você tá se sentindo mal por não estar aproveitando a quarentena, vem que o post é pra você.

A primeira coisa que a gente precisa refletir aqui é sobre o que significa esse lance de aproveitar a quarentena na realidade. Aproveitar significa "tornar algo proveitoso, útil, eficaz" segundo o dicionário. Eu não sei você, mas eu sinto que não existe uma percepção geral que valha para toda a humanidade do que é "proveitoso, útil e eficaz" para todos os seres da face da terra.

Falando de uma maneira mais clara ainda: só você pode saber o que significa para você aproveitar a quarentena. Aproveitar a quarentena pode significar para alguém tirar uma nova certificação, para outra pessoa ficar de pernas para o ar vendo séries, para outra trabalhar e construir autoridade em sua área de atuação, para outra curtir os filhos e acompanhar sua evolução, para outra adquirir um estilo de vida mais saudável. Já pegou o espírito da coisa ?!

Se você busca no outro o significado de aproveitar a quarentena ou, pior, se você monta um quebra cabeça de noções externas do que é aproveitar a quarentena para vários de seus exemplos (amigos, influenciadores, famosos, familiares), você pode chegar em um quadro lindo, uma imagem idealizada próxima da perfeição universal, o que é praticamente um unicórnio (eles são lindos e agente adoraria chegar perto de um, mas infelizmente eles não existem).

Fazer isso com você mesmo em um momento em que os nervos estão a flor da pele, a sobrecarga de informações negativas e preocupações ocupam toda a sua mente, o isolamento te provoca insegurança e baixo astral, é masoquismo, receita para ficar mal se chicoteando o dia inteiro. Tô brincando, mas é sério. Pessoas adoecem de verdade por causa disso.

Eu disse no post Felicidade é questão de ser: "felicidade é algo muito pessoal. Está relacionada aos valores e princípios eleitos por cada um como prioridade". Ou seja, você só vai conseguir ficar bem nessa quarentena se você deixar a imagem idealizada de lado, o olhar para a realidade do outro e se voltar para si mesmo, seus valores, seu contexto de vida. 

Quando você faz isso, descobre o que precisa realmente fazer para aproveitar a quarentena e sair dela melhor, não por ter feito mais, mas por ter se mantido em movimento respeitando seus limites.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP