#Meuchegadecaos - Entrevista com Rafael Avila

10:00

 


Eu sei o quanto vocês gostam de conhecer diferentes visões e sistemas de organização e produtividade pessoal (Lembra que fiz já entrevista com a Rafa Cappai, a Luciana Fiaux, a AnaLuMasi?), então hoje eu trouxe um post extra por aqui. Eu conheci nas últimas semanas o Rafael, um cara super gente boa que me convidou pra uma entrevista no blog dele e que descobri que tem uma visão muito parecida com a minha no que se refere a organização e produtividade. Achei então que compartilhar aqui a visão dele sobre esse assunto poderia te ajudar a ver novas perspectivas. Resolvi então retribuir o convite e elaborei uma entrevista que ficou super divertida e você pode ler abaixo.

Como você se apresentaria pra minha galera?
R. É engraçado, porque ao ler essa pergunta a primeira coisa que eu pensei foi pegar a bio do meu blog (Sua Produtividade) e colar aqui. Nela eu falo que eu sou o Rafael, carioca e apaixonado por produtividade. Ela tem bastante verdade, mas não me parece completa pensando agora.

Eu poderia adicionar que eu sou casado com a Paula, flamenguista, que adoro ler e praticar esportes, que sou turismólogo, administrador e que sou um dos co-fundadores da LUZ Planilhas, mas eu não sei se essa apresentação ainda estaria completa. 

Eu acho que a essência hoje do que eu sou e de como eu gostaria de me apresentar é de um cara positivo, com defeitos como todo mundo, mas que está sempre tentando ser o seu melhor e, tão importante quanto, está sempre tentando ajudar quem está disposto a ser a sua melhor versão. 
 
O que é organização para você?
R. Pra mim a organização tem uma relação muito íntima com o equilíbrio em todas as facetas da minha vida, sejam os aspectos pessoais, de relacionamento, de qualidade de vida ou de trabalho - se você se lembrou da roda da vida não foi uma coincidência =]. Então muito mais do que o padrão de ter o meu ambiente de trabalho ou minha casa arrumados (que são super importantes também), vejo a organização como um direcionador do que eu faço na vida como um todo. 
 
E o que é produtividade para você?
R. Gosto de pensar na produtividade como a capacidade de fazer mais com menos, mas não só isso, porque de nada adianta eu fazer muito mais, se o que estiver fazendo não tiver valor pra mim ou não me levar na direção que desejo. Então só consigo ver e ter uma produtividade alta com clareza em relação ao que é importante pra mim.
 
Qual a importância da organização e da produtividade para você e seu negócio?
R. Eu trabalho de casa, sem chefe para me cobrar (sou meu próprio chefe), com uma flexibilidade de horário e agenda sem limites e com uma rotina em que eu faço basicamente o que eu acredito ser o mais importante para o propósito das minhas iniciativas (LUZ Planilhas e o Sua Produtividade). 

Então se eu me deixar levar pelo caos do dia a dia, posso passar dias fazendo muitas coisas sem valor e que não me levam a lugar nenhum. Por isso mesmo saber me organizar e ser produtivo é primordial para avançar diariamente na direção certa.  
 
Chamo de "Chega de Caos" aquele momento em que a gente toma consciência da importância da organização na nossa vida. Você passou por esse momento? Pode descrever uma situação em que sentiu na pele a necessidade e importância de se organizar?
R. Sempre me considerei um cara muito organizado, então pessoalmente, mesmo quando passei a morar sozinho, tinha as coisas no lugar e já via a organização como um pilar da minha personalidade. 

Talvez o maior desafio e o momento "Chega de Caos" tenha surgido quando eu passei a morar com a minha esposa, afinal de contas, você passa a compartilhar a responsabilidade de tudo dentro dessa nova vida a dois e a organização não fica de fora. 

Como eu trabalho de casa, ter as coisas no lugar me ajuda a não sentir que eu moro e trabalho em um caos e como ela trabalha fora, muitas vezes sai de casa esquecendo as coisas mais desarrumadas pelo caminho. Pra mim, encontrar o nosso equilíbrio, aquele lugar onde eu me sinto bem com a casa arrumada e ela não se sente pressionada a deixar tudo no devido lugar foi o nosso desafio "chega de caos" e posso dizer que passamos bem por ele com muita conversa, ajustes de rotina e evolução como casal mesmo.
 
Quais são as principais ferramentas que você usa no seu dia a dia para se organizar?
R. Eu sou apaixonado pelo Todoist (para controle de tarefas) e pelo Evernote (para resumos de livros e referências), são as duas ferramentas que uso diariamente e indico sempre. Ambas me ajudaram muito a organizar melhor a minha rotina. Recentemente criei e uso também o canvas de criação de hábitos para me ajudar a organizar novas rotinas que quero implementar no meu dia a dia e para fechar, tenho uma planilha de acompanhamento de hábitos no google bem simples, mas que me lembra do que considero importante.
 
Como as pessoas podem te conhecer melhor e acompanhar o seu trabalho?
R. Todo o meu trabalho ligado à produtividade, desenvolvimento pessoal e organização está no Sua Produtividade, que é o meu blog onde gosto de compartilhar o que acredito e faço no meu dia a dia para ser mais produtivo e ser sempre uma versão melhor de mim mesmo (quem sabe não ajudo quem está lendo também). 

Também tenho alguns outros projetos ligados à minha paixão pelo Excel que são a LUZ - Planilhas Empresariais e a Academia do Consultor. Gosto tanto de planilhas que me tornei professor desse tema e você pode encontrar meus cursos aqui.
 
Alguma mensagem ou recado final pra galera?
R. Li esses dias uma frase que concordo muito: "A felicidade está no caminho e não no destino". Na correria do dia a dia, muitas vezes esquecemos, mas a vida passa muito rápido para a gente não aproveitar ao máximo cada momentos que temos e para gastarmos tempo e energia com o que não nos agrega.

Eu achei o trabalho do Rafael muito legal e fiquei imaginando que muitos profissionais poderiam se beneficiar do material dele para alavancar suas carreiras. Concordo também com a importância da gente aproveitar os momentos focando no que realmente importa pra gente.

E você? O que achou das respostas do Rafael?

You Might Also Like

1 comentários

  1. Parabéns, Rafael👏👏
    Gostei do seu patamar de vida.Vc está certíssimo, esse é o caminho, mas, raros não percebem, como vc o fez.Sou muito amiga da sua tia Eliane.

    ResponderExcluir

Sou associada ANPOP