Os desafios de manter um negócio em ordem

05:00



Ter um negócio não é fácil. Na verdade, criar um negócio até que ficou fácil nos últimos anos, mas manter um negócio com um retorno financeiro que o justifique é onde está a complexidade. A organização, você já deve imaginar, com certeza ajuda nisso, e é por isso que precisamos falar sobre esse assunto por aqui.

Talvez você tenha um negócio, conheça alguém que tem ou deseje começar um. Se você não vai em nenhum desses casos, pode ficar a vontade para pular pro próximo post. Uns 10 anos atrás eu provavelmente estaria nesse grupo de pessoas que não sonha em hipótese alguma em ter um negócio. Eu tinha medo, achava muito arriscado, achava que não era pra mim. Isso mudou, você pode perceber, e tem mudado para muita gente por aí.

Acho ótimo que tanta gente esteja conseguindo encarar os desafios de criar e gerir seu próprio negócio. Mas acho perigoso que se faça isso sem planejamento e sem levantar informações o suficiente sobre o que isso significa. Nas minhas consultorias, recebo muitas pessoas que estão lidando com a rotina de ter um negócio e se sentem sobrecarregadas a ponto de precisarem de ajuda para se organizar. 

Não olhar para as várias dimensões de um negócio, pode te levar a adoecer. Sem estruturação, estratégia e planejamento, o negócio fica a deriva e começa a encontrar dificuldades. E um negócio em dificuldades é estresse para quem é responsável por ele e precisa que ele dê certo. 

E do que é feito um negócio? A maioria pode pensar que é feito de um produto e serviço em um determinado mercado e as ações para que isso aconteça com lucro o suficiente para os objetivos de quem o criou. Mas eu sugiro que você reflita um pouco mais. Um negócio é na verdade um conjunto de processos administrativos que variam do mercado, produtos e serviços, claro, mas que é basicamente o mesmo. Lidar com clientes, com a execução do serviço ou produção do produto, com a gestão dos recursos, custos e receitas, com a logística de entrega e relacionamento, com a divulgação, comunicação, conteúdo, parcerias, documentação...

Pois é, é bastante coisa. E no meio de tudo isso, tem você. Alguém com uma vida para além do negócio, com um propósito as vezes não muito claro, com mil ideias e vontade de dar certo. É difícil equilibrar todos esses pratos sem uma estratégia e é por isso que a organização é tão importante.

Você precisa mapear e entender as áreas que compõem seu negócio, precisa estruturar minimamente processos e métricas, traçar planos para ações futuras, medir a aceitação e se cuidar através do estabelecimento de uma rotina equilibrada que te traga a disposição necessária para manter tudo isso funcionando.

Não existe fórmula mágica nem sequência única de passos que te garantam um negócio de sucesso. É estudo, planejamento, dedicação. É gestão de riscos, criatividade e observação. É um investimento de tempo que precisa ser bem pensado para que as frustrações pelo caminho não te desestabilizem a ponto de te adoecer ainda mais.

Comece perguntando porque ter um negócio, porque isso é importante para você. E então, munido dessa clareza, se organize para que as coisas comecem a acontecer.

Se precisar de ajuda, conta comigo.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP