Modificando o que te incomoda

05:00

 
A gente nunca está satisfeito com tudo...sempre tem alguma coisa que nos incomoda em menor ou maior grau. O que então fazer com isso? Eu penso que se a gente não faz alguma coisa de maneira intencional acaba pirando, e é por isso que eu estou fazendo esse post. Porque modificar o que nos incomoda vai nos economizar um tempo enorme, vai por mim.

A gente idealiza uma satisfação plena em todas as áreas da vida, mas isso é perfeição e a gente sabe que perfeição não existe, ne? Então acho que a primeira coisa que a gente precisa fazer é entender o que é a satisfação possível, sabe? Pensa na sua vida e imagina o que te faria se sentir plenamente satisfeito e então compara com o que está te deixando insatisfeito, só pra ganhar um pouco de perspectiva e focar na realidade.

Acho legal começar por aí porque às vezes o que a gente acha que incomoda nem significa que as coisas estão tão ruins assim e aí você pode mudar o olhar e eliminar o incômodo saindo do ideal e indo pro real e possível, reconhecendo suas conquistas, por exemplo.

Mas enfim, supondo que o incômodo seja real de fato, você vai ter mais clareza do que precisa mudar para que isso deixe de te incomodar e então pensar em estratégias, sabe?

Só pra dar um exemplo bobo, vamos imaginar que eu me incomodo com o barulho do vizinho (nem é o caso, viu?) e que, analisando minha vida hoje, isso representa, de fato, um estresse na minha vida, pois me impede de trabalhar, por exemplo. Posso listar como estratégias para lidar com isso: chamar o vizinho para conversar, fazer uma reclamação formal no livro de ocorrências do prédio, falar com a síndica, investir em isolamento acústico para minha casa, investir em um fone de ouvido potente corta-ruído ou até se mudar...todas estratégias possíveis que poderiam potencialmente diminuir ou eliminar o meu incômodo.

Fazendo isso para o que te incomoda você sai do lugar de vítima que só reclama e vai para uma posição de proatividade e se coloca em movimento. Você faz a sua parte, faz algo para modificar o que te incomoda, percebe?

Uma coisa que eu aprendi também sobre os incômodos é que a gente dar atenção a eles de maneira intencional, parando pra sentir e deixar vir o que vier, escutar mesmo o que ele tem a dizer, aumenta sua percepção sobre ele e ajuda a resolver o incômodo. Experimenta se permitir conviver com o incômodo, se desafia e se abre para alternativas que surgirem nesse momento.

Existem situações porém que não dependem só de você e contextos sociais, políticos e econômicos que interferem diretamente na sua vida e no seu nível de incômodo com ela. Nesses casos, é importante encontrar eco para o seu incômodo em outras pessoas para que algo possa ser modificado. Nem sempre a mudança vai ser possível mas se colocar em movimento pode fazer bastante por você (inclusive te trazer novos amigos e uma rede de apoio para te ajudar a lidar com o incômodo, aliás).

Outra coisa que a gente pode fazer é aceitar o incômodo também, né? Tipo, será que vale o esforço mesmo? Será que incomoda tanto assim? Revisar isso é sempre positivo, viu?

Enfim, o que eu quero dizer com esse post, bem resumidamente, é que para lidar com o que te incomoda é importante:
  • Entender o que te incomoda, porque e o impacto disso na sua vida
  • Sentir o incômodo e deixar ele falar um pouco se abrindo para o que ele tem a dizer
  • Visualizar como seria sua vida sem esse incômodo para ganhar perspectiva quanto a distância em que você está do que te deixa incomodado
  • Pensar em estratégias possíveis e listá-las em algum lugar que permita sua visualização
  • Eleger uma e criar um plano de ação para colocar-se em movimento
  • Reavaliar periodicamente o seu nível de incômodo.
Faz sentido pra você? Me conta aqui nos comentários se esse post de hoje te ajudou e deixa sua dúvida ou exemplo real pra gente continuar esse assunto.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP