Como sobreviver no caos

05:00


Nesses últimos dias eu estou me mudando de apartamento ( o que eu alugava a proprietária vendeu e pediu pra gente sair), em final de semestre, trabalhando na Avesso do Caos e cuidando das responsabilidades relacionadas a minha filha. Se uma mudança já é algo complexo e confuso (e que sempre rende aprendizados, alias), tudo isso ao mesmo tempo é caos na certa. Só que eu tenho sobrevivido graças a algumas atitudes que experimentei e o post de hoje é para eu te contar sobre elas, pois pode te ajudar por aí também.

Mudar de contexto de atividades - alternar entre atividades com características diferentes e que demandam esforços diferentes da nossa parte ajuda porque diminui a sobrecarga. Algo físico, algo mental, algo emocional...algo que dê prazer, algo chato...algo demorado, algo rápido...algo simples, algo complexo. Percebe o movimento? Por aqui no primeiro dia fiquei só tirando coisa de caixa e a sensação era péssima no final do dia. No segundo dia adotei uma outra estratégia e fui alternando caixas com organização das coisas nos seus lugares, com trabalho no computador, com descanso e então funcionei melhor.

Buscar algo que dê prazer - quando as coisas estão confusas, parece que tudo dá errado, né? A gente fica sem ânimo para fazer as coisas e isso vai virando um ciclo sem fim de desgaste. Inserir uma atividade mínima que seja que te restaure as energias e te dê prazer pode ser um oásis em um dia particularmente caótico. Vale uma parada pra um café, um cochilo na rede, um episódio de uma série que você gosta, dançar uma música animada, comer um brigadeiro...você decide o que faz sentido pra você e está dentro das suas possibilidades.

Respirar fundo - parar um pouco e reconhecer seus limites, evitar brigas (aquele momento em que a gente despeja nossas frustrações nos outros), ou retomar o foco...em qualquer uma dessas (e de outras, claro) situações respirar fundo ajuda a clarear a mente e fazer o que é melhor para você no momento.

Falar sobre as dificuldades - tem horas que a gente precisa desabafar com alguém que saiba escutar (sem dizer que vai ficar tudo bem porque já passou por isso ou tentar resolver todos os seus problemas dando conselhos fora da sua realidade). Só colocar pra fora as frustrações, preocupações e vulnerabilidades já ajuda a nos deixar mais tranquilas e em paz.

Focar nos avanços - mesmo quando tudo tá dando errado e o cansaço toma você completamente, é possível encontrar pequenas conquistas que te deixem satisfeitas ou te façam perceber micro evoluções na situação que está vivendo, ainda que seja ter desatado apenas um nó ou encontrado o um fio solto que pode levar a algum progresso, sabe?

Não é fácil conviver com o caos quando ele está em dimensões gigantes. Por aqui, a coluna dói, o corpo pede rotina, a mente sente o cansaço, as emoções ficam a flor da pele. E um dia de cada vez eu vou fazendo o que é possível, tentando atender a minhas necessidades enquanto lido com o caos a minha volta.

Organizar não resolve tudo, mas ajuda a manter o equilíbrio.


You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP