Organização não é TUDO

05:00

Eu falo aqui no blog toda semana sobre como a organização pode te ajudar no seu dia-a-dia, tornando sua vida mais fácil. Mas acho que chegou o momento da gente conversar sobre o que a organização não faz. Porque falar sobre organização todos os dias e ser profissional especializada nesse ramo não quer dizer que eu tenha a solução para todos os problemas, ou que a minha casa e a minha vida estejam sempre sob controle.

Já falamos um pouco disso no post sobre não existir perfeição. Mas além disso, é importante falarmos sobre expectativas, generalização e realidade.
  • Expectativa. Condição de quem espera pela ocorrência de alguma coisa. Tem uma frase sobre expectativas interessante que diz "Grandes expectativas levam a grandes decepções".  Para resolver alguma coisa na sua vida você precisa agir e não esperar. Por isso, é importante definir objetivos, metas e prioridades ao invés de expectativas.
  • Generalização. O que funciona para alguém do seu lado pode não funcionar para você. Não existe uma regra geral. Não confie em palavras como Tudo, Sempre, Certeza, Nada, Nunca, Ninguém, Nenhum ou Qualquer. As pessoas são diferentes e é importante respeitar isso.
Então vamos a Realidade. A realidade é que para resolver um problema você precisa reconhecer que o problema existe e querer fazer algo quanto a isso. E além disso, você precisa eliminar as soluções possíveis e escolher a ferramenta que funciona para você. Adaptar as técnicas para a sua realidade, criar suas próprias regras e definir seus objetivos. E no meio de tudo isso reconhecer seus limites e respeitá-los.

Você não vai estar motivado e engajado o tempo inteiro, a vida vai te surpreender, coisas não esperadas vão acontecer, você vai se sentir triste e desmotivado. Acontece (como dizem, aceita que dói menos hehehe). Lutar contra isso ou achar que a organização ou qualquer outra ferramenta vai te ajudar nesses dias é uma ilusão. Você escolhe como vai lidar com isso. Eu sugiro que você se dê um tempo e então retome o seu foco quando estiver se sentindo melhor e mais motivado.

Existe sim vida sem organização. Pode não ser a melhor das vidas e um olhar de fora pode achar que não funciona bem. Mas cabe a você encontrar o seu caminho e descobrir o que funciona ou não para você. Já ouviu dizerem que o fundo do poço tem mola? É que algumas vezes e alguma pessoas só vão conseguir se organizar quando atingirem o seu limite de caos. E tudo bem. Se organização ainda não é o caminho para você, talvez você mesmo procure outro caminho, ou talvez o seu caos ainda não represente um problema para você.

Organização não é mesmo TUDO. Longe disso. Mas se você não sabe por onde começar ela pode ser um caminho.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP