Não se divida, se encontre!

05:00


Uma necessidade que volta e meia aparece das clientes de consultoria e seguidoras que acompanham a Avesso do Caos é a de usar a organização para conseguir dar conta e se dividir entre os mais diversos papéis no dia a dia. Toda vez que escuto isso me da uma certa agonia e penso que se dividir significa não estar inteiro em nada e hoje eu quero falar sobre isso e sobre uma alternativa mais saudável.

Eu sei que é a força do hábito usar a expressão <divisão> para a necessidade de lidar com as diversas atividades da rotina. Mas eu acredito que as palavras têm poder e a imagem de se dividir em várias é forte demais. Imagina pedaços de você realizando cada um uma atividade diferente...acho que não é bem isso que a gente quer.

Entender o que exatamente a gente gostaria de ter é importante. Eu penso que o que a gente precisa é reconhecer as nossas necessidades, atividades e limites. Quais são os meus papéis no dia a dia? O que realmente precisa ser feito por mim e por ninguém mais? Com que periodicidade isso precisa acontecer? Como me sinto ao realizar essa atividade? Porque ela é importante para o meu bem estar?

Algumas pessoas já reconhecem a importância de estar inteira, mas acabam caindo na armadilha de "ter que" escolher e deixar de lado algumas coisas importantes para si. Como se não fosse possível vivenciar o todo.

Mas você não precisa necessariamente escolher entre si mesma e as pessoas que importam para você. Ou escolher entre ser mãe e se desenvolver na carreira. E nem deixar de lado quem você é e o que te faz bem. Você pode encontrar um equilíbrio que funcione para você e que respeite os seus limites. Você pode alternar entre as atividades buscando esse equilíbrio e se observar constantemente para entender se está fazendo sentido pra você.

Você pode usar a organização como uma ferramenta para entender suas necessidades e o seu lugar no mundo e então criar a partir dessa clareza a vida que você deseja. Uma rotina que te realize e faça sentido para você, alinhada com seus valores, com espaço para o que realmente importa. Um dia por vez, se mantendo em movimento, se desenvolvendo e curtindo cada etapa.

Talvez o problema esteja na imagem idealizada do que é "dar conta" dos seus vários papéis e do que eles representam de fato pra você. Fazer um mergulho em si mesma pode ajudar a desmitificar algumas dessas idealizações e tornar as coisas mais simples. E a partir daí, é uma questão de investir em si mesma.

Ao longo dos anos na Avesso do Caos eu fui percebendo que o processo de organização tem tudo a ver com autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. A gente aprende a lidar melhor com nossas atividades e os imprevistos sem sofrimento, e é possível assim criar uma rotina que respeita nosso ritmo e momento de vida.

Pra mim, não é uma questão de se dividir, é uma questão de se encontrar e fazer escolhas condizentes com a sua realidade, visando o equilíbrio. Que possamos estar inteiras no que estivermos fazendo sem que seja preciso nos machucar no caminho.

Se precisar de ajuda nesse mergulho através da organização, conta comigo!

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP