Existe um jeito certo de fazer as coisas?

05:00


Não sei você mas a escola me ensinou que existe uma resposta certa para todas as perguntas. A faculdade de computação, por outro lado, me mostrou que a maioria das coisas podem ser traduzidas em algoritmos e lógicas exatas. Mas a vida me prova todos os dias que não é bem assim e me deixa louca tentando encontrar as respostas. Acontece com você também?

Eu descobri outro dia que essa nossa busca pelo jeito certo de fazer as coisas tem a ver não só com a forma com que somos educados mas também com o funcionamento da mente, pois ela está sempre buscando economizar energia e acaba usando a regra de que se já funcionou antes pra você, deve ser o melhor jeito.

É assim que a gente vai fazendo as coisas por hábito, sem pensar, tomando decisões de maneira mais impulsiva. É assim também que a gente vai compondo nossos conjuntos de valores e crenças que vão nos ajudando a lidar com as questões que surgem no dia a dia. No fim das contas, não é que exista um jeito melhor, é que esse jeito, pra gente, nos faz economizar a energia de usar a mente para processar e decidir.

E isso não está também errado sabe? Economizar energia é bom...imagina o cansaço mental que seria ter que refletir conscientemente a cada passo que a gente dá! O ponto é que também não tá completamente certo economizar energia a todo custo porque a gente vive mudando de opinião, o mundo a nossa volta muda e então a gente precisa rever e atualizar nossas crenças e escolhas.

No fim das contas o que eu quero dizer é que não existe certo sempre certo nem errado sempre errado. Você vai sempre tentar fazer escolhas pensando no melhor pra você naquele momento com as informações que você tem, e tudo bem.

Assim como tudo bem também se o resultado dessa escolha for ruim e você acabar descobrindo que não era o jeito certo. Isso vai gerar um aprendizado que vai te ajudar a fazer melhores escolhas, percebe?

Um bom jeito de encarar a vida é de vez em quando revisar seus hábitos, crenças e valores, adaptar sua realidade para as mudanças e ficar atento a elas. Sabe o papel da organização nisso tudo? Te ajudar a economizar energia para que sobre mais tempo para fazer escolhas mais produtivas.

Agora me diz aqui nos comentários se você acha que esse é um bom jeito de fazer as coisas e como você lida com essas noções de certo e errado na sua vida.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP