Comportamento proativo ou reativo, qual a melhor opção?

05:00


Existem vários jeitos de viver a vida, não é verdade? O seu jeito e o de cada um dos outros seres que vivem nesse planeta. Mas hoje eu quero falar sobre duas atitudes que podem interferir no resultado das suas ações e algumas vezes até no seu bem estar: atitude proativa e atitude reativa.

A Atitude proativa é quando a gente age antecipadamente, com base no que deseja e acredita para realizar o que entende ser necessário e importante para ter resultados positivos.  Já a atitude reativa tem a ver com a ação em resposta a algo que nos acontece, com base no ambiente, na ação de outras pessoas, na leitura que fazemos do que acontece ao nosso redor.

Tem quem prefira agir de um jeito ou de outro, tem quem acredite que só um jeito é válido nessa vida, tem quem critique e julgue cada uma dessas atitudes.

Não sou nenhuma especialista no funcionamento da mente, mas percebo que tanto a proatividade quanto a reatividade são atitudes importantes na nossa vida. Eu já fui muito do time do 8 ou 80, mas anos de terapia têm me feito perceber que o mais legal é quando os dois lados funcionam juntos a nosso favor.

Deixa eu te contar quando cada tipo de atitude pode te ajudar e também te atrapalhar:

Proatividade
Te ajuda a se manter em movimento, a se desenvolver, a seguir na direção dos seus objetivos. Mas em exagero pode se mostrar arriscado, pode te fazer tomar decisões precipitadas e se meter em coisas que não são da sua alçada.

Reatividade
Te ajuda a se precaver, te dá tempo para avaliar e se organizar. Mas em exagero pode te manter em paralisia e na zona de conforto sem realizar as coisas que deseja.

Quer um exemplo de como depende muito da situação e da pessoa? Na época em que eu trabalhava em uma grande empresa todos os discursos motivacionais e de definição de expectativas para crescimento de carreira se baseavam no desejo dos líderes de que os funcionários fossem mais independentes e proativos. Um estagiário resolveu levar o conselho ao pé da letra e foi direto no diretor reclamar sobre um problema em um relatório e quase foi demitido. Muitos julgaram ele como sem noção, mas ele era estagiário e a única mensagem que tinha recebido era a de que deveria ser proativo. Não era isso que queriam? Como julgar?

No fim das contas vejo que o melhor é tentar misturar atitudes proativas e reativas a partir da situação e usar a organização como base, pode ser um bom caminho. Você planeja proativamente, observa e escolhe o caminho reativamente e então coloca em ação proativamente. Ou busca proativamente se conhecer melhor e organizar sua vida para que possa viver o dia a dia reativamente ou proativamente, dependendo da necessidade.

Faz sentido pra você? Me conta aqui nos comentários e vamos continuar essa conversa.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP