Como encontrar seu Propósito e lidar com a frustração

05:00


Outro dia uma cliente de consultoria estava se sentindo super mal porque viu no planner uma roda da vida com a área propósito e legado e se deu conta de que nunca tinha parado pra pensar sobre esse assunto. Resolveu pesquisar na internet e ficou mais preocupada ainda pois se sentiu sem propósito e péssima por conta disso. Se você já passou ou está passando por essa sensação de frustração, cola no post de hoje que ele é pra você.


A palavra propósito tem estado na moda como sendo um motivo maior e profundo para a existência de cada indivíduo ou como uma expressão de trabalho com significado, mas no dicionário ela significa "aquilo que se busca alcançar; objetivo, finalidade, intuito". Claro que quando você pensa na vida, ter um objetivo ou finalidade para o seu existir não parece e nem é algo simples e isso tem a ver com essa pressão de limitar a uma única resposta.

Eu senti muito forte essa pressão quando me percebi insatisfeita com o meu trabalho e fiquei extremamente insegura pois me definia a partir dele. Talvez aí esteja um ponto importante para essa questão do propósito: fomos educados em uma sociedade em que a nossa vida se reduzia a nossa escolha e resultados profissionais. Escolhas essas que costumavam ser feitas muito precocemente e sem muita reflexão e autoconhecimento. Não me admira que cada vez mais adultos iniciem processos de transição de carreira.

Em cada momento que vivemos conhecemos mais um pouco da vida e da gente mesmo e é a conexão entre esses nossos vários pedacinhos e experiências que faz da gente quem a gente é. Em última instância, seu propósito é ser você, é se expressar e interagir com o mundo a partir do que você acredita.

A frustração aparece quando você, ao invés de reconhecer e acolher esses pedacinhos, decide brigar com eles e achar que tem que ser diferente, mais, melhor, para se encaixar ou para sobressair. A frustração pode vir também quando você percebe que as suas escolhas não foram suas e que está insatisfeito com elas.

Perceba que o propósito tem a ver então com se conhecer e reconhecer, com encarar seus desejos e expectativas e fazer o que você acredita sendo quem é da maneira que for possível naquele momento.

Você pode viver o seu propósito em todas as áreas da sua vida ou em apenas uma delas, pode se reconhecer multipotencial e pode viver a vida inteira sem descobrir um objetivo único. E tudo bem. Isso não faz de você alguém melhor ou pior.

Gravei um vídeo mês passado sobre o livro Encontre o Seu Porque que pode te ajudar nessa busca, mas se você quer um conselho, não se pressione tanto. Busque autenticidade, presença e consciência, se conhecer e entender o que é importante pra você e isso já vai ser viver de acordo com o seu propósito.

Se precisar de ajuda nesse caminho, me chama!

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP