Você não TEM QUE nada!

05:00



Volta e meia quando eu estou conversando com alguém sobre rotina escuto a expressão "mas eu tenho que..." como se alguma força externa poderosa estivesse obrigando a pessoa a fazer alguma coisa. É outra daquelas expressões para se justificar de não ter tempo como dizer que a vida anda corrida. E isso me intriga tanto que eu resolvi falar sobre isso.

Você pode usar a expressão que quiser, claro. Mas essa expressão, não a toa, denota uma obrigação externa a pessoa que fala. Você pode nem ter a intenção de expressar isso (eu mesma às vezes uso sem querer) mas o mais importante é perceber se você está realizando atividades por estar se sentindo obrigada, por uma solicitação externa que nada tem a ver com você ou se existe desejo seu envolvido.

Porque a escolha é sempre sua, sabe?! Claro que as vezes você precisa realmente fazer coisas, necessidades externas que nçao são suas. Mas ou você conecta com o que é seu ou você confia que o outro sabe mais sobre essa necessidade. É possível e é ok.

Exemplo: digamos que seu cliente ou seu líder peça uma informação que você não acha relevante. Você escolhe se aceita ou se questiona, se posicionando a respeito. Ao se posicionar, se a outra parte insistir você também escolhe dizer não ou aceitar fazer entendendo que fazer tem uma relação direta com seu bem estar profissional ou a algum objetivo seu de conquistar aquele cliente por exemplo. Pode ser ainda que você aceite justamente por entender que aquela outra pessoa tem um olhar privilegiado da situação e ouvi-la é mais prudente.

Em todos os casos houve uma escolha da sua parte. Você não "teve que" nada. Percebe a diferença?

Essa expressão é tão usada como justificativa para o caos que já ganhou nome de síndrome. O Gerônimo Theml tem um vídeo explicando melhor essa situação, mas o ponto é que quando sua cabeça estiver muito cheia de coisas que você "tem que" fazer. Você cria o depósito do "tem que". Como o "tire tudo da cabeça" ou escrita livre que eu sempre falo por aqui.

Se você chama suas pendências de lista do "tem que", você está implicitamente dizendo que aquilo não é seu. Não vem de seus desejos e necessidades. E essa pode ser a razão pela qual está sendo tão difícil lidar com elas. Afinal, a gente sempre prefere fazer o que quer e não o que outras pessoas querem da gente.

Agora me conta, como você tem lidado com as coisas que precisa fazer?

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP