#ResenhaAvessodoCaos livro "Você sabe estudar?"

05:00


Desde que eu comecei a trabalhar com organização de estudos eu fiquei procurando livros que eu pudesse indicar sobre o assunto e que pudessem acrescentar ao processo. Foi como eu cheguei nesse livro do Claudio de Moura Castro.

O livro tem uma leitura leve e agradável e vai direto ao ponto com dicas sobre o processo de aprendizado e sobre como desenvolver bons hábitos de estudo. Deixa eu te dar alguns exemplos:



  • A estrutura do livro já te ajuda a organizar as ideias e passa por praticamente todo o processo de estudo: preparação do ambiente e concentração, administração do tempo, hábitos saudáveis de estudo, técnicas de aprendizado, técnicas de memorização e estratégias para lidar com o nervosismo das provas.
  • Reflexões sobre o porque aprender. Logo no início ele te coloca para refletir sobre aprendizado e suas motivações e deixa claro o quanto isso pode interferir todo o processo.
  • "Disciplina nos estudos é um hábito a ser adquirido". Sobre a importância do esforço e da dedicação porque afinal nem só de prazer vive o estudo e precisaremos sair da nossa zona de conforto para adquirir conhecimento de verdade (faz parte do processo de aprendizado aliás).
  • Precisamos dar tempo para o cérebro processar o que foi estudado. Sobre a importância das pausas e de ás vezes, estratégicamente, alternar entre assuntos e quebrar o aprendizado para dar tempo do conhecimento ser absorvido e compreendido.
  • "Ler antes da aula economiza tempo". Eu já disse isso aqui, né? Se preparar dá ao cérebro ganchos para o conhecimento se sustentar.
  • "Anotar é um exercício de seleção das ideias, fatos e ilustrações apresentados na aula". Sobre a arte de fazer anotações (que é diferente de transcrever o que o professor diz ou coloca no quadro) como parte importante do processo de aprendizado.
  • Estudo ativo x passivo. Sempre ele coloca essa reflexão sobre você tentar recordar, explicar com palavras, questionar e tomar o caminho mais difícil do processo de estudos para que o conhecimento de fato se consolide.
  • O poder dos mapas mentais. Já falei de mapas mentais aqui e ele mostra como essa técnica pode ser uma boa ferramenta para organizar as ideias e também memorizar o conteúdo.
  • Tem uma parte muito boa sobre como lidar com as informações que vêm da internet e avaliar se uma noticia é verdadeira levando em conta procedência do veiculo, reputação e crenças dos autores, metodologia aplicada, qual o interesse por tras da publicação, por exemplo.​

Esse não é um livro que se aprofunda no tema e o próprio autor diz em várias passagens que se a gente quiser entender melhor o assunto pode ler as pesquisas originais que chegaram aos resultados que ele apresenta e coloca algumas leituras de sugestão no final do livro caso alguém queira se aprofundar.

Em linhas gerais, eu acho que, o livro é muito bom no sentido de reduzir o imenso buraco no nosso sistema educacional a respeito do processo de aprendizado em si. Ele ajuda quem estiver disposto a aprender a aprender. E por isso eu recomendo fortemente. 

You Might Also Like

2 comentários

Sou associada ANPOP