Organização e Presença - Entrevista com Hevandro Duarte

05:00

Eu acredito que organização tem tudo a ver com presença, já falei isso aqui (da uma olhada no post) e já estava querendo trazer esse tema pra cá novamente tem um tempinho. Em Março fui convidada pelo meu convidado de hoje para uma live sobre esse tema e foi incrível (clica aqui para assistir) então hoje trago aqui uma entrevista com ele pra gente continuar esse papo gostoso.

Eu conheci o Hevandro (segue ele lá no @aprendizdexama) no evento Hard Work Papai do Murilo Gun antes da Pandemia. Foi um evento incrível (falei sobre ele aqui) e ficamos no mesmo grupo (Sincronhecidos) onde fomos combinados por nosso gosto pelos livros em uma gincana divertida que rolou durante o evento. Hevandro é um cara incrível, carinhoso e inteligente. Batemos altos papos durante o evento e desde então trocamos ideias sobre os mais diversos assuntos.


Mas agora vamos às perguntas. Tenho certeza de que você vai curtir esse papo. Fica a vontade para continuar nos comentários também!

1) Fala um pouco sobre você pra quem não te conhece
Meu nome é Hevandro. Sou uma pessoa muito curiosa e disposta a aprender o melhor que a vida pode dar. Estou constantemente trabalhando mais para poder me conhecer e dessa forma, conhecer melhor o outro. Tenho um prazer enorme em poder compartilhar um pouco das minhas experiências com as pessoas e levá-las a refletir de alguma forma. Descobri que a felicidade é mais simples do que imaginamos e que a nossa Presença verdadeira é nossa melhor medicina. 

Tenho uma agência de Marketing e sou Terapeuta Holístico. É nas terapias que eu exerço a minha missão de mostrar uma perspectiva diferente para as pessoas, para que elas resgatem a si mesmas, seu poder pessoal e finalmente o caminho dos seus corações.

2) Explica pra gente o que significa presença pra você
Hoje nós estamos vivendo no que muitos chamam de piloto automático. O piloto automático é um estado de inconsciência, uma espécie de sono profundo, onde você basicamente repete tarefas sem necessariamente se questionar seus porquês. Esse estado de inconsciência é caracterizado por uma profunda identificação com o fluxo de pensamentos que acontecem em nossas cabeças de forma descontrolada, sem que a gente se de conta. Porém, como é a mente que nos domestica e não o contrário, acabamos perdidos nos pensamentos, sempre preocupados com o que virá ou culpados com o que já foi. 

Quando você consegue identificar na sua cabeça esse fluxo de pensamentos automáticos, improdutivos, repetitivos e muitas vezes negativos, você se desapega dos pensamentos, domina a mente e simplesmente vive o momento presente. Presença é o caminho do nosso coração. Ou seja, estar presente significa estar no aqui e no agora, longe dos apegos e da ilusão da mente, conectado com o seu verdadeiro eu, que mora no seu coração.


Comentário: Fiquei lembrando de dois textos que escrevi por aqui que podem ser interessantes para movimentar esse papo: um sobre viver no automático e outro sobre o equilíbrio entre os tempos.

3) Você se considera organizado? Qual a sua relação pessoal com a organização?
Nossa, muito! Meu ascendente em virgem me faz ficar incomodado com bagunça, coisas fora do lugar, falta de planejamento, atraso e sujeira. No final das contas, organização é apenas estar presente para o espaço ao seu redor, cuidar do que lhe pertence e colocar a vida em fluxo, cada coisa no seu lugar. Pra mim organização é isso, é ter cada coisa no seu devido lugar.


Comentário: achei engraçado o ascendente em virgem, tem mesmo esse estigma de que os virginianos são organizados, ou pelo menos se preocupam com isso, já reparou? Brinquei um pouco com a relação da organização com os signos em um post aqui do blog, mas quem entende mesmo desse assunto é a querida Gabriela Brasil.

4) E que relação você vê entre organização e presença?
Veja, Presença é estar presente no momento presente. É estar desvinculado do fluxo incessante de pensamentos, de forma que você cria uma separação entre o que é você e o que são os seus pensamentos. Bom, se você vive no momento presente, você percebe com mais cuidado o espaço ao seu redor. Ao fazer isso, você se apega aos detalhes. O resultado dessa percepção de detalhes sobre aquilo que acontece ao seu redor eu entendo como Organização. 

Se você tem consciência suficiente para entender que casa coisa tem o seu lugar, sua percepção está ampliada para saber onde vai o que. Essa percepção só acontece na Presença verdadeira. Em outras palavras, dificilmente uma pessoa que tem dificuldade em estar presente vai ser organizada.


Comentário: Eu acredito que só é possível organizar o que você conhece e o que a presença te possibilita é esse espaço de observação e aprendizado sobre si mesmo, seu momento de vida, suas atividades, seu espaço. Você pode planejar, antecipar, organizar, mas parte disso é também estar atento a suas necessidades no momento e fazer escolhas e tomar decisões levando em conta o que você percebe. E essa percepção só acontece de maneira plena em presença.

5) Que benefícios organização e presença podem trazer para as nossas vidas no seu ponto de vista ?
Bem, estar Presente significa viver a vida e não estar simplesmente vivo. Estar vivo é diferente de viver a vida. Quando você está Presente, você está muito mais próximo de si mesmo, você entende o que é felicidade e tem plena convicção de que você não é a sua mente. É na presença que você explora sua criatividade. E na presença que você alcança uma alta produtividade. É na Presença que você encontra a felicidade. A consequência disso são relacionamentos mais saudáveis, um trabalho que preenche o seu coração e sem dúvida uma vida abundante, onde você é capaz de criar o que quiser. 

Não há vida real, não há realidade sem Presença. Não há vida sem Presença. E do outro lado, organização é economizar tempo. O tempo não passa, ele sempre está. O tempo permanece. Mas nós passamos. E se organização é economizar tempo, então organização é ter tempo para o que vale a pena. E o que vale a pena na sua vida? 

Essa resposta eu deixo pra você pensar.


Muito bom refletir sobre isso hein minha gente? Enquanto a gente não se conecta com o que realmente importa pra gente, as coisas acabam não fazendo muito sentido e a gente vai perdendo bastante tempo com coisas que nos tiram o foco de nós mesmos.

Se você ficou na dúvida de como levar um pouco mais de presença para o seu dia a dia, eu vejo que a organização pode ser uma ferramenta importante para te possibilitar isso. O mundo que a gente vive é caótico, acelerado, com sobrecarga de informações e atividades. Se a gente não estruturar nossa rotina, organizar nosso tempo e otimizar as atividades mais operacionais, a gente não vai conseguir ter Presença. Quando as coisas estão nos seus lugares, seja no seu espaço ou na sua mente (e isso é organização), então a mente fica livre pro pensar, pro sentir, pro estar, conviver... Mas você não vai conseguir estar em presença se está preocupado com sua lista de pendências ou com o prazo de um compromisso e atividade, percebe? A organização então abre espaço para que a presença seja possível.

É isso. Espero que tenha gostado do papo! Comenta aqui o que achou e compartilha esse link com 

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP