Vire a página - o que fazer quando muda o mês

05:00



Vamos falar sobre planejamento mensal? Acho que hoje é um excelente dia para isso! Toda vez que mudamos o contexto, abre-se um mundo de possibilidades, ou cerca de 30 dias, no caso.

Teoricamente, planejar um mês seria como planejar a semana: compromissos, tempo de duração, preparação antes e depois, atividades com prazo... Então o que muda? Muda o ponto de vista, muda o contexto. No planejamento semanal você está focado naqueles 7 dias que estão logo ali adiante. No planejamento mensal as coisas ficam mais distantes e é preciso um pouco mais de abstração e imaginação o que faz tudo ganhar uma nova perspectiva e nível de importância.

Eu, particularmente, acho planejar o mês até mais gostoso. A semana as vezes me dá a sensação de sobrecarga porque são muitas micro-atividades. O mês já me mostra projetos e macro-atividades e me faz entender o motivo por trás de tudo. Então vem comigo ver o que dá pra fazer quando vira o mês:
  • Revisar o mês que passou e suas lições aprendidas e aprendizados: assumindo que você semanalmente tem refletido sobre sua rotina, deve ter reunido aprendizados vários e na virada do mês esses aprendizados podem ser super úteis para o seu planejamento. Nessa hora é importante pensar qual foi o maior ganho do mês, o que mais marcou, o que aconteceu de bom que vale o registro. E em cima das respostas tentar incorporar essas coisas boas no mês que tá entrando.
  • Revisar seus objetivos e projetos: todo novo mês é uma oportunidade de evoluir com seus projetos e caminhar em direção dos seus objetivos. Não defina objetivos na virada do ano e nunca mais olhe pra eles! Mantenha-os sempre a vista, te ajudando a renovar a motivação para se manter em desenvolvimento.
  • Repensar a sua rotina: veja o que funcionou e o que precisa mudar, olhe para o que vem a seguir e pense onde precisa alterar seus hábitos para poder incorporar seus planos. Antecipe o que precisa preparar. Ajuste de acordo com a sua necessidade sempre.
  • Identificar oportunidades: uma viagem já planejada pode representar uma oportunidade de networking, um evento planejado pode render frutos, o dia de uma consulta médica pode significar almoçar em um restaurante novo. Otimize seu tempo identificando oportunidades em diferentes contextos.
Quanto mais longe começarmos a visualizar, mais fácil será entender e cuidar dos impactos das nossas ações. É exercitando essa "visão além do alcance" (sim, eu era fã do Thundercats) que a gente sai da zona de conforto e se desenvolve.

Para os ansiosos de plantão, a ideia é usar o planejamento mensal como uma estratégia para relaxar e não para aumentar o nível de estresse combinado? Não é parar querer antecipar as preocupações e angustias, apenas olhar para o que é possível e preciso de maneira clara e realista. Sem drama!

Uma coisa que muita gente me pergunta é se é importante definir um tema ou foco por mês. Eu, particularmente, não tenho essa prática. Mas vejo que funciona super bem pra muita gente, por isso, sugiro que você teste e decida se funciona pra você. Mas, por outro lado, não se estresse para definir temas para os meses se essa não for a sua praia. Eu prefiro usar o tema e foco no planejamento semanal e diário, identificando os destaques do período por exemplo, as atividades principais.

Essa visão do mês eu acabo tendo mais claramente no planejamento anual, mas isso fica para um outro post, quem sabe (comenta aí se quiser saber como eu faço meu planejamento anual).

Dito isso, bora planejar novembro?

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP