#ResenhaAvessodoCaos - Faça Tempo

05:00



Fazia um tempo que não rolava uma resenha de livro por aqui, mas ao ler esse livro  de Jake Knapp e John Zenatsky eu resolvi romper o jejum. Fora o nome que me lembra muito meu pai e aquela história que já contei aqui nesse post sobre "Tempo se faz", o livro é leve, divertido e prático sobre administração do tempo, priorização, foco e produtividade. Vem ver mais sobre ele...

Os autores se denominam "nerds do tempo". Eles são um pouco hackers também, eu diria, com algumas práticas interessantes para experimentar. A base da metodologia que eles propõem são os passos: destaque, foco, energia e reflexão.  Já vou explicar a beleza e simplicidade dos passos, mas antes preciso fazer um comentário sobre o único ponto do livro que eu não concordei.

Logo no início do livro eles falam "Faça tempo não tem a ver com produtividade. A ideia não é fazer mais coisas, terminar tarefas mais rápido ou terceirizar sua vida. Em vez disso, trata-se de uma estrutura projetada para ajudá-lo a criar mais tempo durante o seu dia para as coisas com que você se importa."

Alguém precisa avisar a eles que isso que eles descreveram é o que significa produtividade, na verdade! Talvez eles estejam desatualizados, mas esse conceito já foi revisitado e modificado para englobar toda a subjetividade necessária. E eu já falei muito sobre isso aqui. Agora que esse ponto está claro e esse é um livro sobre a produtividade que eu acredito, vamos aos aprendizados.


Bonde da ocupação e piscinas infinitas.
Essas duas são descritas como forças que disputam nosso tempo. O Bonde da Ocupação é a sobrecarga de informação e a glamourização de ter uma rotina puxada e a desculpa da falta de tempo. As piscinas infinitas são aplicativos ou sites 'infinitamente renováveis", ou seja, sempre que você atualiza tem algo novo, o que te prende em um looping infinito. São vilões da produtividade, te tiram o foco do que realmente importa. Talvez nos dias de hoje eles sejam realmente os principais, ou os mais comuns.

Destaque
O primeiro passo da metodologia deles é escolher uma única atividade para priorizar no dia ("O que eu quero que seja o destaque no meu dia?"). Eles propõem algumas técnicas para ajudar a fazer essa escolha levando em conta o que é importante para você de acordo com os critérios: urgência, satisfação e alegria.

Foco
Esse passo tem a ver com aprender a lidar com as distrações para conseguir dar atenção a atividade escolhida no Destaque. Tem a ver também com aprender a usar a tecnologia a seu favor. Aqui também são dadas técnicas para testar e escolher o que funciona melhor para você.

Energia
Nesse passo eles associam a produtividade a seu nível de energia e disposição, o que está diretamente relacionado a como você dorme, se alimenta, se movimenta e se relaciona. Também tem técnicas práticas para aumentar seu nível de energia diário.

Reflexão
Esse último passo ensina a fazer uma revisão do seu dia refletindo sobre que estratégias manter para manter ou melhorar a sua produtividade no dia seguinte. Achei massa que eles usam como base o método científico: observação, dedução, experimentação e medição.

Escolha, teste, repita
São muitas técnicas em todo o livro e a sugestão é que você teste e repita as que funcionarem para você definindo assim a sua própria metodologia de gestão do tempo.

Eles se baseiam em sprints, um termo da metodologia ágil para blocos de atividades, que no caso seriam os dias da nossa vida. Os quatro passos da metodologia juntos fazem um sprint. Em times que seguem a metodologia ágil é mais ou menos isso que acontece, no inicio do ciclo são definidas as metas, o time segue os passos, no final do ciclo é feita uma reavaliação, ajustes e então um novo ciclo se inicia. Faz todo sentido aplicar na vida, afinal somos mesmo cíclicos e só incorporando as mudanças a nossa rotina seremos capazes de nos mantermos produtivos.

São várias técnicas pra experimentar, esse é o maior diferencial do livro eu acho. São coisas simples, algumas bem engraçadas, outras meio sem noção, mas o ponto é justamente te provocar a refletir sobre estratégias para retomar o controle do seu tempo.

Achei o livro bem leve e divertido, para lidar com esse tema de uma maneira mais personalizada mesmo. Recomendo. E se você lê bem em inglês, no site deles tem bastante material gratuito sobre o livro e as técnicas, dá uma olhada.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP