Organização consciente da cozinha - entrevista com Fernanda Perrella

05:00



Eu sou um zero a esquerda na cozinha, devo confessar. Então, não confiem muito em mim para explicações profundas sobre organização da cozinha. Tudo o que eu sei está nesse post aqui, basicamente. Não ter habilidade no assunto não significa que o assunto não me interesse e é por isso que eu acompanho o que existe na área sobre esse tema. Foi assim que eu conheci a Fernanda Perrella e depois descobri que ela já me acompanhava também e curtia meu trabalho. Convidei a Fernanda então para compartilha aqui hoje algumas dicas sobre como usar a organização como ferramenta para uma alimentação e uma vida mais saudável.

Avesso do Caos - Fernanda, para quem não te conhece, fala um pouco sobre você e explica como você se encontrou nesse nicho na organização pessoal.

Fernanda - Ola! Eu sou Fernanda Perrella, me tornei Personal Organizer (PO) depois de 6 anos de decidir deixar o mercado corporativo para me dedicar em tempo integral a cuidar das minhas filhas, na época. Hoje sou mãe de 3!!! Usufrui dos benefícios e facilidades de uma cozinha organizada quando tivemos a oportunidade de morar fora. Sem a experiência de cozinhar todos os dias e sem abrir mão de manter a alimentação equilibrada para minha família, fui buscando maneiras que me ajudariam na preparação das refeições de maneira fácil, em pouco tempo e sem stress, de modo que a cozinha se tornasse um ambiente amigável.  Então, quando retornei ao Brasil, estimulada por algumas amigas, me certifiquei PO com o propósito de compartilhar minhas experiências e técnicas de organização para empoderar as pessoas no controle de sua alimentação e cozinha

Avesso do Caos - Qual a relação entre a organização, saúde e consciência no caso da alimentação? Porque é importante esse olhar diferenciado?

Fernanda - Alice eu parto do princípio de que o alimento é o combustível para o nosso corpo. Se colocarmos combustível de qualidade nossa máquina funcionará com mais energia e disposição, o que, na minha opinião, são sinônimos de saúde!
Porém, essa qualidade apenas acontece quando nos conscientizamos de que somos os responsáveis pelo o que comemos, quando comemos, quanto comemos e onde comemos. Eu gosto sempre de chamar a atenção, nos meus workshops e consultorias, para a reflexão  “qual o valor da sua saúde? “. Qualquer que seja a intensidade da importância que cada um dá, sem organização definitivamente não é possível alcançá-la. Pois é ela que te permitirá reconhecer todas as respostas acima (o que, quando ,quanto e onde comemos) e então diminuir o risco de más escolhas no seu dia a dia.

Avesso do Caos - Como se estruturar para lidar com a alimentação de uma maneira mais consciente usando a organização como ferramenta?

Fernanda - Eu acredito que a organização pode se tornar sua grande aliada nesse propósito. Pois ela transformará sua relação com a cozinha e consequentemente com o seu modo de se alimentar. Eu utilizo 7 etapas no meu método Cozinha Consciente para ajudar a identificar essa relação, ajustar as despesas domésticas e tornar a cozinha um ambiente estimulante, agradável e funcional facilitando a alimentação equilibrada e saudável. As 7 etapas são:

1. Nutrir, onde ajudo a identificar a sua relação com a cozinha e com a comida.  
2. Cuidar, onde ensino as técnicas de higienização
3. Acolher, onde apresento as formas para a conservação ideal de cada tipo de alimento
4. Sustentar, onde oriento como tornar sua cozinha amiga do meio ambiente e a família colaborativa
5. Poupar, quem não quer economizar tempo, dinheiro e retrabalho?
6. Criar, onde estruturo o cardápio, lista de compras e receitas
7. Zelar, onde defino a revisão do sistema de organização.  

Eu trabalho todas elas com cada pessoa de maneira individualizada nas minhas consultorias individuais.

Avesso do Caos - Quais as três dicas principais que você deixa para quem quer se comprometer nesse caminho?

Fernanda - As dicas principais seriam:
  • Auto-conhecimento! O que te nutre? O que te impede hoje de mudar hábitos? Para quem você está disposta a fazer essa mudança de hábitos ? Quanto custa a sua alimentação?
  • Organização! Usar o planejamento, ferramentas, técnicas adequadas ao seu ritmo de vida. Sem comparações.
  • Comprometimento! Saber que seu resultado será de acordo com o seu comprometimento. Se diante de todas as informações, você realizar 50%, terá o retorno de 50%. Não há mágica! É preciso colocar a mão na massa.

Obrigada, Fernanda pelas informações e pelo trabalho delicioso que você faz. Muito bom ver alguém se encontrar espalhando a organização como ferramenta para uma vida mais leve e saudável, o que também é o meu objetivo por aqui. 

Minha gente, a Fernanda ministra o Workshop Cozinha Consciente com chefs da culinária natural e da Consultoria online ou presencial. Fiquem de olho no conteúdo que ela compartilha lá no Instagram (@fer.organizer) também que super vale a pena.

Aproveita e deixa aqui embaixo qual a sua maior dificuldade no que se refere a alimentação e organização da cozinha.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP