Desfaça logo suas malas!

05:00

O post de hoje é em homenagem a chegada do feriadão! Eu vejo muito texto na internet sobre como arrumar as malas para uma viagem (eu mesma fiz um texto sobre isso aqui), mas não vejo nada sobre o que fazer para organizar tudo quando chegamos de viagem. Afinal, essa sempre foi pra mim a parte mais difícil e chata. E se é pra mim, tenho certeza de que é pra muita gente, então resolvi falar sobre isso aqui hoje. Vem comigo!

Você viaja, curte, tira um milhão de fotos, compra lembrancinhas pros mais chegados, consegue que caiba tudo na mala (ufa!) e chega de volta em casa. Exausto! Afinal, férias e feriado também cansam, né? Aí, a vida continua e você precisa voltar a rotina. O que você faz com a sua mala? Arruma logo que chega ou deixa encostada em um canto até tomar coragem para organizar tudo que trouxe com você? A maioria das pessoas escolhe a segunda opção e é aí que a ilusão começa. Você pensa: "estou muito cansada, amanhã eu organizo", que vira "deixa para o final de semana que eu vou estar mais tranquila" e quando você vê tá faltando roupa (porque tem várias sujas que você ainda não colocou para lavar porque ficaram na mala) ou perdendo tempo procurando aquele brinco até perceber que ele continua na necessaire que ainda está na mala.

Então, me promete uma coisa? Da próxima vez que você viajar (ou agora mesmo caso a sua do feriadão ainda esteja encostada aí no canto), organiza sua mala assim que chegar em casa? Ok, eu deixo você tomar uma água, ir ao banheiro, tomar um banho. Mas só. Depois, mãos a obra de colocar cada coisa em seu lugar. E isso inclui:

  • Tirar as roupas sujas e colocar para lavar
  • Guardar as roupas limpas de volta no armário no lugarzinho delas (pendurar o que tem que estar pendurado e dobrar corretamente o que fica dobrado na gaveta ou prateleira)
  • Colocar as roupas molhadas para secar
  • Colocar os itens de higiene de volta no banheiro
  • Guardar os documentos importantes no arquivo (certidão das crianças e passaporte, por exemplo)
  • Jogar os papeisinhos e embalagens e etiquetas dos presentes e lembranças no lixo
  • Guardar na geladeira ou despensa os quitutes típicos que você trouxe

E o que mais você precisar tomar alguma ação a respeito. É sério, pode parecer exagero, mas tem muita coisa que estraga, muita roupa que mancha e fica com cheiro, muita biju que se perde, só por causa dessa preguicinha de organizar as coisas de volta no lugar. Viagens maiores internacionais com muitas compras então, merecem um tempinho maior. Eu sempre marco meu retorno de viagem dois dias antes do meu retorno ao trabalho justamente para ter tempo de organizar a casa de volta, desfazer as malas e descansar um pouco sem a correria da volta a rotina. Se é um feriadão rápido como foi esse, sempre tento voltar pra casa não muito tarde da noite já contando com o tempo que vou precisar para colocar as coisas em ordem.

Ah, e além de desfazer a mala, não esquece de checar os compromissos da semana, preparar a bolsa e mochila das crianças, pagar as contas e o que mais for preciso (se conseguir, deixe já tudo mais ou menos separado antes de viajar para antecipar. Quem antecipa se governa, lembra?).

Você já faz isso? Gostou das dicas? Comenta aqui que eu quero saber!

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP