Organizando a mala!

21:36


Julho está terminando mas ainda tem gente planejando férias e viagem, certo? Que tal então falarmos um pouco sobre a organização da mala? Muita gente tem dificuldade nesse quesito, então vamos tentar facilitar:
• Planejamento, como sempre é importantissimo! Para onde você vai, quantos dias vai ficar, como vai estar a temperatura no local, onde vai se hospedar. Tudo isso influencia no que levar na mala, então não pule essa parte!

• Elaboração do checklist: agora liste tudo o que imagina que vá precisar usar durante a viagem. O ideal é separar por categoria: sapatos, itens de higiene (escova de dente, pasta de dente, escova de cabelo, cremes, hidratante, protetor solar, sabonete), acessórios (bijuteria, óculos, relógio, chapéu, cinto, lenços, cachecol, luvas), roupas intimas e de dormir (calcinhas, cuecas, meias, pijama, camisola) e roupas (blusas, shorts, calças, casaco, biquini, sunga). Para a mala de mão não esqueça: documentos (RG, Certidões, passaporte, atestados e receitas médicas), tickets e comprovantes de reserva, medicamentos de uso continuo (com a receita), equipamentos eletrônicos (celular, tablet, camera fotográfica, carregadores) e o que mais você precisar a mão (alguns gostam de revistas e livros, por exemplo, tem gente que leva aqueles travesseiros macios). 
Observação importante: siga a sua lógica, eu sugeri por categorias mas o meu marido por exemplo arruma a mala dele por parte do corpo (primeiro o que usar no pé, depois o que colocar na parte de baixo, parte de cima, cabeça, mãos). Eu acho meio doido, mas funciona pra ele então tá valendo, ok?
• Separar os itens seguindo o checklist: uma vez elaborado o checklist verifique se é preciso colocar roupas para lavar e o faça com antecedência. O ideal é estar com tudo separado um final de semana antes para evitar transtornos. Essa regra não vale para a mala de mão que normalmente por conter objetos de uso diário não dá muito para separar com antecedência.
• Arrumar a mala: primeiro, o ideal é arrumar a mala o máximo de dias antes da viagem possível, sugiro no mesmo dia em que separou os itens, no final de semana imediatamente anterior a viagem. Já a mala de mão só conseguimos arrumar na vespera ou mesmo no dia da viagem, com isso esse checklist é bem importante para não deixar nada de fora. Quanto a arrumação em si, é um assunto polêmico. Existem mil regrinhas para onde colocar o que mas eu acho que cada um sabe o que funciona melhor para si. O que eu sugiro entretanto caso você não tenha ideia de como começar é: use sacos organizadores, bolsinhas e necessaires para separar categorias como roubas de banho, roupas intimas, bijuterias, itens de higiene e medicamentos (uma categoria por saquinho, please). E vá encaixando as roupas (bem dobradas, ok?) intercalando com os saquinhos. Os saquinhos com os sapatos se possível coloque em bolsos externos, caso não seja possível, use os cantos.

O mais importante das férias é se divertir e descansar, conhecer lugares e pessoas novas, então não fique querendo levar a sua casa e seu guarda-roupa com você! Escolha peças curingas que combinem entre si para evitar levar coisa demais. Lembre de deixar sempre espaço reservado para as coisas que vai trazer de viagem (a maioria não se lembra disso e fica maluco pra encaixar tudo na volta. Outra boa dica é levar sacos para separar a roupa suja das demais (dobre as roupas sujas também quando for fazer a mala da volta senão não vai caber).
No mais, mãos a obra e boa viagem!

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP