Eu não vou montar uma rotina para você

10:11

 


Muitas pessoas me pedem para montar a rotina delas. "Eu quero uma rotina leve e produtiva, você monta pra mim?". E eu digo com muito jeitinho que não é assim que funciona. Ninguém pode ou consegue montar uma rotina pra você porque essa precisa ser sua responsabilidade e qualquer rotina precisa do envolvimento e participação ativa de quem vai executá-la na prática. Hoje eu resolvi escrever esse post porque meu marido outro dia me pediu pra montar uma rotina pra ele, então os argumentos estão bem fresquinhos, vem entender!

Meu marido está passando por umas mudanças no trabalho e na vida em geral e me contou que está com a sensação de que não vai conseguir fazer o que precisa ser feito e por isso sente que precisa estruturar uma rotina. Mas ao mesmo tempo me falou que não gosta de horário certinho pra fazer as coisas porque quer ter liberdade de fazer o que tiver com vontade na hora também. Você se reconhece nesse pedido? Tenho certeza que muitos que estão lendo esses posts se reconhecem porque escuto muito isso nos processos de consultoria individual e mentorias.

Ele queria uma saída fácil para uma questão complexa: unir estrutura e liberdade. E ai, o que ele pensou? A especialista que resolva e monte pra mim. "Você não diz que é possível, então me ajuda". Eu ajudo, claro, e sim, é possível, mas eu não ia fazer por ele, nem ele sendo meu marido. É preciso se envolver no processo. Ele concordou e me pediu que o fosse conduzindo pois não sabia por onde começar. E então eu fui fazendo umas perguntas para ajudá-lo a esclarecer a necessidade dele a ponto de conseguir estruturar algo que o atendesse. Coloquei essas perguntas aqui embaixo para que você também possa seguir esse processo para construir uma rotina que funcione pra você.

  • O que você quer fazer?
Entrar em contato com seus desejos e expectativas é super importante. É claro que nao vai dar pra atender a tudo, mas te dá um norte a respeito do que te dá prazer e é importante para voce. Pensar na sua rotina ideal, sem restricoes, por exemplo, te ajuda nisso. Se você fosse rico e tivesse todo o tempo do mundo e toda ajuda possível, o que voce faria...olhar pra isso pode parecer distante da realidade mas pode também te ajudar a escolher algumas coisas possíveis que vao deixar a sua rotina um pouco mais prazerosa e equilibrada.

  • O que você precisa fazer? Que contextos precisam existir na sua rotina?
Para estruturar uma rotina, é interessante entender os tipos de atividades que você realiza ou precisa realizar. Isso vai depender do seu contexto de vida. Tem a ver com seus compromissos, seus hábitos inegociáveis, suas responsabilidades nas diferentes áreas da sua vida. Esses contextos e a ordem em que eles precisam aparecer no seu dia são mais importantes do que necessariamente os horários (a não ser no caso dos compromissos de data/hora marcada, tipo curso de inglês toda terça e quinta de 8h as 9h, por exemplo). Um método legal para identificar esses contextos e estruturar uma rotina é o dos blocos de tempo e eu já falei deles aqui. 

  • O que vai manter/acrescentar/ajustar/excluir?
Revisar os seus contextos podem te ajudar a entender o que nesse momento faz realmente sentido. É ajustar pra sua realidade. Se mudou o horário de trabalho, não adianta manter os mesmos horários em outras atividades e talvez alguns hábitos precisem ser ajustados e até eliminados por um tempo. Essa revisão na verdade é sempre uma boa pedida, porque sempre passamos por mudanças em nossas vidas e rotina estática que nunca muda não funciona.

  • De que maneira você pode facilitar a execução, acompanhar e fazer os ajustes quando necessário?
Uma vez a rotina estruturada, você deve usá-la para planejar sua semana (Planejamento é diferente de rotina. A rotina é a estrutura, o planejamento segue a estrutura mas lista as ações específicas a serem realizadas em cada contexto da rotina) e então revisar semanalmente se algo precisa ser ajustado. A rotina não deve ser estática, ela deve se adaptar a sua realidade e necessidades. O acompanhamento diário das atividades planejadas (o que foi executado do planejado e o que surgiu sem planejamento, o que não foi realizado porque você não deu conta e o não realizado por motivos alheios a sua vontade) e das suas sensações te ajuda a ter uma visão mais clara sobre isso. 

No dia seguinte ele montou uma rotina e me contou todo feliz. Já no fim do dia, veio me dizer que fez totalmente diferente do que tinha planejado. Eu ri. E ele riu também e me disse: bem que você tinha me dito que fazia parte experimentar e fazer ajustes. Assim eu não me senti tão mal, só ajustei o que percebi que não iria funcionar. 

Olha que lindo! E é por isso que não faz sentido eu (ou qualquer especialista em organização e produtividade) montar uma rotina pra você. A gente pode sim ajudar você a montar uma rotina, mas a responsabilidade precisa ser sua para que o compromisso aconteça, para que as reflexões sejam possíveis, para que você ganhe clareza e se aproprie dela.

Quanto ao meu marido, fiquei feliz demais de ver meu trabalho sendo aplicado por alguém que eu amo e está próximo de mim, sabe? Poder ver o impacto positivo da organização na vida das pessoas é maravilhoso. Aliás, quero saber de você também...quando aplicar algo que viu aqui, me mostra, compartilha comigo que eu vou adorar saber.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP