Universo do Desapego

05:00

 


O desapego me remete a infância, as limpezas que minha mãe promovia a cada mudança de ciclo. Novo ano na escola, início das férias, fim das férias. A primavera e a páscoa que também me foram ensinados por ela como tempos de renovação. A gente tirava as coisas dos armários e prateleiras, separava o que era para doar, mudava o lugar dos móveis, testava novas disposições para os objetos. Aquilo era super divertido. Eu adorava a sensação de novidade, de recomeço, as possibilidades novas que surgiam. O meu quarto ficava diferente, minha casa ficava diferente e eu podia também ser diferente. Podia fazer e ser o que eu quisesse.

Quando comecei a estudar sobre organização descobri que tecnicamente o processo de triagem que minha mãe ensinava pra gente quando pequena era uma das etapas do processo de organização. Primeiro eliminar o que não faz sentido, depois descobrir o que faz e como faz e categorizar, setorizar e otimizar para ganhar clareza e foco. Imediatamente fez sentido. A organização era o que me fazia sentir livre e capaz de ser e fazer o que eu quisesse, criar novas e melhores versões de mim mesma. 

Mas e como começar essa etapa? Como saber o que deixar ir? Do que exatamente é possível desapegar?

Quando eu comecei a estudar organização eu via claramente a relação entre espaços e objetos e comecei por aí. Talvez seja mais fácil também para você. Mas ao longo do tempo fui mergulhando mais profundamente nos conceitos e vendo que a mesma lógica se aplica a várias outras coisas e aos poucos você também pode aproveitar e fazer esse movimento, atingindo todo o seu universo particular.

Para te ajudar nessa busca e reflexão sobre as suas coisas, estruturei nessa imagem abaixo os universos possíveis de desapego e então te explico melhor cada um deles.



A sua vida diz respeito a como você se relaciona com o mundo, como vive e interage com ele. Esse universo compõe seus espaços físicos e digitais (afinal a vida tá migrando pra lá), sua rotina e seu tempo, seu futuro, suas relações. Dá uma olhada no tanto de coisas que você pode revisar em cada um desses pontos e buscar oportunidades para uma vida mais leve:
  • Espaço: seus móveis, roupas, papéis e objetos
  • Digital: seus aplicativos, e-mails, notificações, dispositivos e cabos, arquivos
  • Rotina e tempo: seus compromissos, atividades, hábitos
  • Seus planos de futuro: os projetos e ideias
  • Suas relações: contatos, amizades, grupos de whatsapp, relacionamentos amorosos, conflitos familiares

Em seu universo interior diz respeito a quem você é, o que acredita, do que você é feito. Dá uma olhada em coisas que você pode revisar em si mesmo:
  • crenças: ainda faz sentido acreditar no que você acredita ou é hora de repensar?
  • desejos: o que você tem vontade de fazer que realmente faz sentido?
  • sensações: suas reações ao que te acontece, seus sentimentos associados as atividades e acontecimentos
  • medos: o que tá te travando e o que te ajuda a ser cauteloso? 
  • preocupações: o que anda ocupando espaço na sua mente e precisa ser transformado em plano de ação ou sair de cena?
  • conceitos e preconceitos: o que vale a pena revisar com relação a sua visão de mundo? Que lugares de privilégio você ocupa e precisa refletir para agir com empatia? Que coisas você aprendeu no passado e precisam ser atualizadas?
Quando me propus em 2015 a fazer o desafio do livro Jogue fora 50 coisas da Gail Blanke e compartilhar isso na Avesso do Caos que tinha acabado de surgir, eu achei que seria loucura, exposição, que não ia dar certo. Eu estava enganada. Junto com as pessoas que toparam embarcar comigo fui percebendo as nuances dos nossos desafios pessoais e fomos nos ajudando a cada semana. Fomos juntos percebendo que aquela sensação de alívio e prazer de abrir espaço para o novo estava ali disponível a cada item que era incluído na lista de desapegos. 

Embarcar no desafio me ajudou muito e me ajuda até hoje. Ao longo dos anos eu fui estudando mais e conseguindo também ajudar mais pessoas, criando materiais e me conectando genuinamente com os participantes do desafio. Te convido a embarcar também na próxima versão. Sempre acontece em Setembro pra lembrar do movimento de renovação da primavera que minha mãe me ensinou. 

OBS: Esse ano de 2020 o desafio já começou, mas você ainda pode se cadastrar e ter acesso ao conteúdo compartilhado ate agora, clicando aqui.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP