Acúmulo digital

05:00

 


Quando a casa está cheia de coisas, entulhada, a gente sente desconforto e toma uma atitude. Ou não consegue e isso é sinal de um transtorno patológico. Mas e quando a bagunça não está visível? Será que você consegue identificar com a mesma facilidade? A vida tem migrado pro digital e a bagunça tá indo junto. Só que a grande diferença é que no digital ela não é tão visível como no físico.

Pra você ter uma dimensão do problema, vou começar com algumas perguntas: você sabe quantos arquivos possui no seu computador? Quantas fotos no seu celular? Quantos aplicativos e programas? Quanto de memória está sendo utilizada? Esse último com certeza você vai saber assim que começar a atingir a capacidade máxima do dispositivo. Como no ambiente físico, nos dispositivos também existe um limite. Mas com os serviços de armazenamento virtual na nuvem (como google drive ou dropbox) você se mantém na ilusão de que possui um espaço infinito. O máximo que pode acontecer é esses serviços cobrarem um pouco para aumentar o seu espaço de armazenamento. 

Já parou pra pensar porque nem é tão caro assim utilizar esses serviços? Pois a resposta está no interesse que todos têm nas suas informações. Na era da informação, seus dados valem muito, apesar de você normalmente não se dar conta disso ou nem se preocupar com isso até que eles vazem e te causem constrangimento. Mas nem é esse o foco do post de hoje. O foco é na ilusão de espaço infinito que provoca a manutenção da desorganização virtual. 

Essa ilusão faz com que você ache mais fácil acumular e salvar arquivos e informações para "um dia talvez" do que refletir e decidir a cada informação se ela realmente é importante e classificá-la para facilitar a busca. Aí está aliás outra causa do acúmulo digital: a eficiência dos mecanismos de busca. Eles são ninjas em reconhecer padrões e filtrar informações e te dão a ilusão de que sempre você vai conseguir achar facilmente o que precisa. Mas isso também é uma ilusão, porque sem organização nem os mecanismos de busca vão conseguir da conta do volume de dados para processar. 

O acúmulo não te ajuda em nada. Na maioria das vezes, cada coisa que você salva para ver depois gera um alerta na sua mente de que tem algo importante em aberto. E aos poucos isso vai começando a te deixar ansioso. Ou, ainda que você não se incomode com isso, o aumento do volume de informações armazenadas digitalmente pode tomar seu tempo, seja na busca mais lenta das informações, seja no processamento mais lento dos computadores, tablets e celulares. O que leva ao aumento de gastos porque provavelmente vai te fazer sentir a necessidade de trocar de dispositivo por um com maior capacidade.

A solução passa primeiro então pela consciência da bagunça e do acúmulo. Depois é necessário um processo de triagem para identificar o que realmente faz sentido e é necessário como suporte as atividades que você desempenha na sua vida. E então, você setoriza, organiza de maneira logica separando em categorias que façam sentido e facilitem as suas buscas pelas informações. 

Esse processo aliás vale para todo tipo de acúmulo diga-se de passagem. Então reflete por aí e me conta aqui nos comentários como anda a sua bagunça digital. 

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP