Como fazer a retrospectiva do seu ano?

05:00



"Adeus ano velho, feliz ano novo..." tá escutando essa música chiclete nesse momento? Sim, o ano está acabando, 2020 está logo ali na esquina, e nessa hora vamos para aquela usual nostalgia de refletir sobre o ano que está acabando. Eu particularmente acho saudável, desde que feito direito. É um pouco como levantar suas lições aprendidas de todo o ano, então vem ver algumas dicas de como fazer isso na prática.

Colete informações
Você pode fazer isso se duas formas e eu sugiro que você use as duas:
  • memória: anote tudo o que lembrar do ano que passou. Use a técnica de escrita livre ou a tire tudo da cabeça e descreva o que lembra, o que te marcou, o que foi bom, o que foi ruim. Sem julgamento e sem crítica
  • registros: se você tem uma agenda, planner, diário, caderninho, aplicativo, qualquer coisa que tenha sido usada esse ano para registrar acontecimentos e ações, agora é a hora de resgatá-los. 

Classifique o que te aconteceu
Com as informações em mãos, comece a classificar de acordo com os critérios que desejar. Pode ser por evento, viagem e projeto, pode ser por sucesso, fracasso, bom ou ruim, por mês, por área da vida, por objetivo, você entendeu. Uma coisa que pode te ajudar é fazer uma linha do tempo e ir distribuindo os acontecimentos para que você possa entender cronologicamente e reviver o que aconteceu a partir de um olhar de fora.

Avalie e liste aprendizados
Agora é a hora de olhar para tudo buscando padrões de comportamento, oportunidades de melhoria, novos sonhos, objetivos e desejos. Seja gentil com você mesmo e se lembre de que você fez o melhor que poderia com as informações que tinha naquele momento. E se não fez, foi porque não conseguiu e não ter feito com certeza te trouxe muitos aprendizados sobre si mesmo.

Acho importante que qualquer avaliação do ano que passou seja feita com empatia e partindo dos seus objetivos pessoais. inclusive, caso os tenha definido antes do ano começar, essa é a hora de resgatá-los também para ajudar a entender o que já evoluiu. 

Ano passado fiz um post também sobre como avaliar o ano que passou e acho um excelente complemento para as dicas acima. Independente de como foi o seu ano, 2020 vem aí com um mar de possibilidades e se você organizar direitinho dá pra alcançar muita coisa e ser feliz no caminho. Se precisar de ajuda já sabe, conta comigo. E lembra de uma coisa sempre: o mais importante é se manter em movimento em direção a seus objetivos levando consigo seus valores pessoais. Não importa o que os outros acham, só importa o que você aprendeu e está disposto a levar em frente no ano que vem.

Aproveito para te agradecer por estar aqui comigo por mais um ano. Sua presença com certeza é importante e me ajuda a seguir caminhando e me desenvolvendo. Obrigada por me seguir, me ler e participar das coisas por aqui. Nos vemos semana que vem, com novidades. Feliz ano novo!

You Might Also Like

2 comentários

  1. Querida Alice...muito obrigada por mais esse ano, por todo conhecimento que compartilha. Você e seu trabalho fazem toda a diferença.

    ResponderExcluir

Sou associada ANPOP