Plano anual - faz sentido para você?

05:00



Desde que criei a Avesso, eu tiro o mês de Novembro para planejar o meu ano seguinte. Eu gosto de ver as coisas sob essa perspectiva anual, entender a dinâmica dos meses e planejar ações maiores distribuindo ao longo do ano. Me ajuda no meu planejamento mensal e semanal. Mas planejar o ano não é fácil e não é pra todo mundo. 

Eu vejo muita gente tentando encontrar fórmulas e modelos prontos e se inspirando em outras pessoas para viver. Estaria tudo bem se fosse só inspiração e pesquisa para reunir informações e então mergulhar dentro de si mesmo para criar seu próprio caminho. Mas não é bem isso que as pessoas buscam ultimamente, é a saída fácil, é o sucesso rápido, é a fuga do esforço consciente. E, preciso confessar, isso me incomoda um pouco.

Viver é esforço, consciência, erro, acerto, aprendizado. É um caminho de desenvolvimento pessoal. E nem tudo que funciona pra alguém vai funcionar pra você também. Pode até funcionar, mas nem sempre. E cabe a você ter o trabalho de testar e fazer os ajustes para a sua vida. Enfim, tudo isso para dizer que eu não quero que você planeje o seu ano só porque eu, a Gabriela Brasil ou a Thais Godinho fazemos isso. Eu quero que você planeje seu ano SE você achar que vale a pena e que faz sentido para você.

Então deixa eu te contar algumas coisas sobre o planejamento anual para que você decida se faz sentido:
  • é preciso abstração - vivemos um dia após o outro e para planejar o ano é preciso dar zoom out na rotina e usar a imaginação para pensar no que vão ser seus dias, semanas e meses.
  • é preciso mapear as datas e compromissos com antecedência - não dá pra planejar o ano se você não tem informações. nem que seja o histórico de como foi o ano anterior para gerar uma projeção do próximo ano. Quanto mais definida a informação mais real vai ser o seu plano.
  • é importante ter seus objetivos e metas bem definidos - eles direcionam tudo sempre, mas em um plano anual, isso é ainda mais importante porque é onde eles estão mais próximos de se tornarem ações concretas. Então, antes de planejar o ano, liste seus objetivos e metas.

E, mais importante de tudo: é preciso que você tenha um motivo claro para planejar o seu ano com tanta antecedência. Você quer antecipar riscos? Você quer uniformizar as suas receitas? Você quer equilibrar os eventos e viagens? Porque é importante para você fazer isso?

Onde eu vejo que costuma funcionar legal o planejamento anual:
  • empreendedores e profissionais autônomos que sofrem com a sazonalidade de recursos financeiros
  • pessoas que viajam com frequência
  • pessoas que trabalham com eventos ou serviços e produtos relacionados (cursos, palestras, workshops, encontros, formaturas, casamentos, aniversários)

Fora isso, acho preciosismo e as vezes até exagero antecipar tanto as coisas. Mas, novamente, quem decide é você.

Testa e me conta, combinado? E se precisar de ajuda para planejar, conta comigo.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP