Que tal, pra variar, aprender com o sucesso, ao invés do fracasso?

05:00



"O fracasso pode ensinar boas lições? Sem dúvida. 
Mas não acredite na versão romanceada do fracasso que nossa cultura adora propagar"
Jon Acuff

Quando eu li essa frase no livro Start me acendeu um alerta e me fez perguntar: "e de que outro jeito a gente aprende?". Continuei lendo e ele mesmo respondeu 

"O sucesso é, na verdade, o melhor jeito de aprender"
Jon Acuff

Opa! Não é que é verdade? Ia ser gostoso aprender sem sofrer. Então porque a gente não costuma fazer isso? Pra ser bem sincera eu acho que a gente tem dificuldade de aprender com nossas experiências em geral, sejam elas de fracasso ou de sucesso (já falei sobre lições aprendidas na vida em um post aqui). Normalmente, abandonamos o que vivemos, fugindo de uma reflexão mais profunda.

Mas, realmente, se você parar pra pensar, o mundo e a gente mesmo dá bem mais atenção aos episódios negativos e aos erros. Esmiuçamos nossas falhas, nos punindo e nos forçando a buscar alternativas para não nos sentirmos fracassados novamente no futuro. O que é um pouco louco se você pensar, a gente tá sofrendo e se força a sofrer ainda mais destrinchando os passos que fizemos de errado. 

E com os sucessos? E quando tudo dá certo? A gente ignora. Na melhor das hipóteses, a gente fica feliz e comemora, brinda com os amigos. Quanto a revisar o que a gente fez e entender porque as coisas funcionaram tão bem, isso normalmente nem faz sentido. Mais fácil é, mesmo nos sucessos, encontrar aquela vírgula que não saiu exatamente como a gente gostaria. 

"O problema é que você precisa se perguntar 'como' depois de um sucesso
Jon Acuff

Nos processos de consultoria, ao revisarmos os registros da semana, eu faço questão de chamar atenção para os dias bons, aqueles em que a rotina fluiu sem problemas. E sabe o que eu escuto normalmente? Coisas como: "mas foi só esse dia mesmo". Como se pedindo desculpas por ainda não ter sido a semana inteira. E então eu pergunto algo que nem sempre eles conseguem responder: "e o que você acha que aconteceu para a rotina ter funcionado tão bem nesse dia?" ou "como você pode fazer para ter um dia assim novamente?".

Apesar de já estimular essa reflexão nos meus clientes, lendo esse trecho do livro do Jon Acuff ficou ainda mais clara pra mim a importância de analisar os nossos sucessos. Estimular esse olhar curioso a respeito de nós mesmos e da nossa rotina nos faz otimizar o nosso tempo e direciona nosso foco para a ação com pensamento estratégico a partir do reforço positivo.

Então eu proponho que a gente faça um pacto: a partir de hoje, vamos nos perguntar "como?" todas as vezes que algo der certo na nossa vida, combinado?

"Sucesso que você melhora e compartilha com os outros 
é sempre um professor melhor que o fracasso"
Jon Acuff

No episódio de Julho do Podcast eu compartilhei um sucesso recente meu e o que eu aprendi com ele. Compartilha um seu também aqui comigo?


You Might Also Like

2 comentários

  1. Essa semana eu finalizei um grande projeto de 10 anos de planejamento. E como eu fiz pra ter sucesso? Planejei, escrevi, pesquisei, aprendi, reescrevi, persisti. Agora bora planejar o próximo passo!!! 😘

    ResponderExcluir

Sou associada ANPOP