#ResenhaAvessodoCaos Meu filho é uma bagunça

05:00




Eu comprei esse livro super por acaso. Numa daquelas bancas de livros usados "3 por 10". O título me chamou a atenção, e o subtítulo também "Estratégias simples e eficientes para seu filho ser obediente em casa e bem sucedido na escola".

A parte do "ser obediente em casa" ele não resolve não, mas super me surpreendeu positivamente quanto ao "bem sucedido na escola". Continua lendo esse post que eu te conto porque e compartilho algumas dicas massa que eu lí nele.

  • Não é só ensinar técnicas, é preciso saber supervisionar - super importante deixar claro o papel dos pais na educação das crianças quanto a organização. Ajudar quando elas tem dificuldades respeitando as suas características.
  • As crianças também não querem ser desorganizadas e ir mal na escola - as vezes o jeito que a gente fala com elas faz parecer que elas não entendem, mas elas entendem, só nem sempre sabem o que fazer ou como fazer para melhorar. É papel dos pais e professores conduzir e ajudar.
  • Existe um estilo de organização pessoal - sim, cada pessoa tem uma maneira de organizar os pensamentos e processar as informações e é importante respeitar isso. Os perfis são: visual, espacial ou cronológico (ou uma combinação entre eles)

O livro também explica o passo a passo para um estudo organizado e dá dicas sobre:
  • Escolher e preparar o material escolar e ambiente - cada perfil vai pedir um tipo de material e espaço diferente.
  • Cuidar da lição de casa - não é só fazer, envolve todo um planejamento para que o aluno traga a lição, entenda, faça e retorne.
  • Realizar provas - ele fala sobre os tipos de provas e questões e estratégias para lidar melhor com cada uma
  • Rotina - como estimular o planejamento e a autonomia

No fim ele ainda fala sobre transtornos como TDAH e DDA que podem interferir na organização do aluno e desempenho nos estudos.

São dicas práticas e insights sobre detalhes que a gente nem sempre pensa mas que fazem total diferença para quem está aprendendo. É aquela velha história sobre nunca termos aprendido a aprender. Vale a pena pensar sobre isso e ajudar as crianças, sem assumir que elas tem que aprender sozinhas a lidar com tudo isso.

Já leu esse livro ou tem alguma outra dica interessante sobre esse assunto? Compartilha comigo aqui nos comentários!

You Might Also Like

0 comentários

Faça parte da minha lista!