#ResenhaAvessodoCaos livro Trabalho Organizado

05:00


Eu preciso começar dizendo que estou encantada com esse livro da Thais Godinho. Já tinha lido o primeiro, Vida Organizada, acompanho o blog Vida Organizada, já assisti palestras e fiz recentemente o curso de GTD com ela. Sou fã, mesmo, admito. Mas nesse livro, diferente do primeiro, Thais se mostra de verdade, como a referência que é. E isso faz toda a diferença para quem está lendo.

Já que se propõe a falar sobre trabalho, Thais vai fundo! Conceitos e propósito, contexto e reflexões sobre o futuro. Tudo usando a organização como pano de fundo e a produtividade como objetivo.

"Dicas não resolvem nada se você não tiver um processo inteiramente seu, construído com base em suas necessidades e prioridades." Thais Godinho

Thais já começa deixando claro que o livro não vai dar fórmulas mágicas e que cada um deve encontrar seu caminho pessoal, o que é exatamente o que eu vivo dizendo por aqui. É uma pena que as pessoas andem tão preguiçosas. Enfim, o livro é dividido em sete capítulos principais:
  • Planejamento - ela explica alguns formatos de planejamento (por situação específica ou por frequência) e comenta a importância de um bom planejamento como base para uma rotina de trabalho produtiva.
  • Foco - esse capítulo fala sobre missão, porquês, carreira, autoconhecimento e direcionamento como pontos chave para um trabalho organizado.
  • Criação - um pouco sobre criatividade, objetivos, projetos, desenvolvimento pessoal (terapia, meditação e coaching), hábitos, disciplina, motivação, estudo e empreendedorismo. O que te move e faz o trabalho acontecer, como diz thais: "sonho organizado vira objetivo".
  • Fluxo - ela compartilha insights sobre mente plena e presença, pausas, imprevistos e ideias. Aquela sensação de estar no lugar certo na hora certa lidando com o que acontece, tomando as decisões de acordo com o que é importante para você e tendo como resultado um trabalho de qualidade.
  • Rotinas - Técnicas para estruturar sua rotina de trabalho e checklists para facilitar e documentar seus processos e garantir que as coisas aconteçam o mais próximo do planejado, sem perder o equilíbrio.
  • Equilíbrio - uma conversa aprofundada sobre a relação entre a vida pessoal e a profissional, que é uma só, aliás, suas necessidades, áreas da vida, sono, delegação de tarefas, férias e mudanças. Coisas que você pode levar em conta para ter uma vida equilibrada e leve.
  • Ferramentas - estratégias práticas para lidar com compromissos, tarefas, caixas de entrada, arquivo, ideias e anotações. Como categorizar e lidar com tudo isso no dia a dia.
Enfim, um livro super completo, profundo, prático e com reflexões importantes sobre tudo o que envolve o trabalho. Um trabalho organizado, afinal, é fruto de autoconhecimento, organização e disposição diários. E você pode encontrar o seu caminho. 

Super recomendo o livro para refletir um pouco mais sobre a sua relação com o trabalho, colocar a mão na massa usando-o como guia e viver melhor.
Parabéns, Thais! E muito sucesso na sua jornada e no seu propósito!

E você, já leu? O que achou? Me conta?

You Might Also Like

4 comentários

  1. Olá, Alice! Tenho o Vida Organizada (leio e releio sempre que posso!) e agora com sua super dica esse novo livro da Thais entrou na minha lista de desejos!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alice! Gostei muito do Vida organizada, confesso que me incomodou bastante. Parei de ler quando ela apresentou a primeira tarefa. Voltei. Adorei. E com a sua resenha tive a certeza de que preciso ler também o Trabalho Organizado. Você disse num post anterior, pena que as pessoas estão tão preguiçosas... estou entre elas... triste constatação. Insatisfeita e procrastinadora.... Mas adoro ler as suas news. Sucesso. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando incomoda é porque a gente ainda não está pronto para lidar com aquilo e tudo bem...que bom que você pôde voltar e incorporar o aprendizado pra sua vida. Recomendo mesmo esse novo dela. A preguiça faz parte, não se cobre tanto. Quando algo incomoda aí é que a gente precisa olhar pra aquilo e tentar descobrir o motivo. Ficar se cobrando só vai te afastar do problema. Para resolver, é preciso agir, nem que seja pensando sobre isso, o que você já está fazendo! Obrigada pelo carinho e continua acompanhando!
      Bjo grande!!

      Excluir

Faça parte da minha lista!