Organização digital e Burocracia

05:00

Imagem de documentos ilustrando a importância da organização digital para diminuir a burocracia no dia a dia

Já aconteceu com você? Você está na rua resolvendo algumas coisas e te pedem algum número de documento que você não sabe de cabeça? Ou vai resolver algo numa repartição pública e mesmo tendo levado todos os documentos que mandam o funcionário te pede outros que você não levou? Ou ainda vai ao médico e ele te pede o seu histórico de saúde e últimos exames e eles não estão com você? Quer saber como você pode economizar tempo e lidar melhor com essa burocracia? Então dá uma lida nesse post.

Situações como essas acima já aconteceram muito comigo. Aliás, aconteceu uma uns dias atrás, ligando pro INSS pra agendar a perícia do meu tornozelo. Liguei e a atendente me pediu números que eu nem sabia que existiam. E toca eu gritar Elza (a moça que vem duas vezes na semana dar um help) pra catar os documentos pra mim pela casa (ainda bem que sou organizada e sei onde está tudo né?). Mas poderia ter sido muito mais fácil e em parte foi. Porque boa parte dos meus documentos já estava digitalizada no Evernote.

Eu uso o Evernote para várias coisas (Já comentei um pouco nesse post aqui), mas uma das coisas que mais facilita a minha vida é ele guardar o histórico de tudo que eu faço e facilitar a minha busca por informações. Eu tiro foto dos documentos e arquivo em uma nota com as informações. Isso vai pra nuvem e fica disponível em qualquer dispositivo. Escrevi esse texto no Evernote do meu computador por exemplo, mas fiz ajustes e revisei ele no sofá da sala do meu celular. É uma praticidade incrível. E não precisa ser o Evernote não, tá? Pode ser qualquer aplicativo de notas (one note ou google keep, por exemplo) ou de armazenamento de arquivos que esteja disponível virtualmente (dropbox e google drive, por exemplo).

Mas voltemos a burocracia nossa do dia a dia. Imagina agora a mesma situação lá do início. Você precisando de documentos que não estão com você fisicamente. Mas, agora, você acessa do seu celular o seu aplicativo, faz uma busca pelo documento ou vai na pasta de documentos e acha o documento digitalizado. Dá pra imprimir uma cópia, dá pra enviar pro email de quem está solicitando, dá pra analisar lá na hora. Maravilha né? E digo mais, economia total de tempo.

A gente nunca acha que vai precisar, tem preguiça de se organizar e digitalizar as coisas. Mas quando precisa, se arrepende amargamente. Não faça isso, lute contra a burocracia nossa de cada dia usando a tecnologia a seu favor e se organizando digitalmente. Que tal?

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP