Organizando com o Trello - Visão Geral

05:00

O pedido de vocês é uma ordem! Fiz uma enquete no Instagram semana passada e a galera comentou bastante sobre o interesse de aprender um pouco mais sobre o Trello, então resolvi fazer um post falando um pouco sobre a ferramenta. Como ficou imenso, resolvi quebrar em duas partes e hoje vou descrever a ferramenta em linhas gerais para então em um proximo post explicar como eu a utilizo.

Antes de explicar a ferramenta, é bom sempre deixar claro que o Trello como qualquer outra ferramenta e tecnologia não foi feita para você. Calma, eu explico. Ela não foi feita para suas especificidades, sua personalidade, suas caracteristicas personalizadas. Qualquer ferramenta na verdade é feita para um público estimado com características mais generalizadas. Por isso, nem sempre uma ferramenta, por mais linda e bombada na sua rede de amigos seja, vai funcionar para você

Agora, vamos ao Trello... Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos que surgiu em 2011. Por ser toda na web ela facilita a gestão distribuída (quando os membros de um time estão em localizações geográficas diferentes). É bem simples e intuitiva de usar. A estrutura é a segunte:

Times
    Quadros
        Listas
            Atividades/tarefas

Ela foi criada para utilizar a metodologia KanBan (da pra fazer um post só sobre isso, quem sabe?) mas você não precisa conhecer a metodologia para usar a ferramenta (Eba!). O importante mesmo é que você tenha claro o que precisa (motivo para usar a ferramenta) e a estrutura da informação. 

Eu, particularmente, sugiro que você antes defina sua taxonomia pessoal e seu processo de gestão da informação para só então criar a sua estrutura no Trello. É assim que faço com meus clientes da consultoria.

A ferramenta tem uma carinha bem amigável e você pode personalizar com imagens de fundo nos quadros e etiquetas nas atividades. Dá pra ficar bem colorido ou bem sóbrio, conforme seu estilo.

O post já ta imenso, então vou deixar aqui apenas algumas ideias de coisas que você pode fazer com o Trello e vou deixar pra mostrar como eu fiz num outro post ainda esse mês combinado?

- Acompanhamento de times: você pode criar quadros por tema ou por pessoa e ir listando as atividades de cada um. Conforme a evolução o próprio time vai atualizando, incluindo os produtos ou links para o resultado. Para quem faz a gestão do time é super interessante porque dá uma visão ampliada de como está o andamento e dá para fazer comentários. Vejo muito em empresas com resultados bem expressivos para as lideranças. Mas como toda ação da liderança é importante deixar claro o objetivo para o time e a importância de manter atualizado, ou pode virar um problema.

- Gestão de projetos pessoais: você pode usar para documentar suas metas e planos, quebrar em ações e incluir os materiais necessários para executá-las. Você pode querer criar uma empresa por exemplo e então criar um quadro com listas dos cursos online que deseja fazer e seus links, lista com os materiais de leitura como PDFs e artigos da internet, Pode lsitar o passo a passo burocrático para a formalização, pode listar os locais e orçamentos necessários, pode listar suas dúvidas e necessidades, o que sua imaginação inventar. Daí é só periodicamente ir marcando o que já foi feito, atualizando o andamento do projeto.

- Plano de Estudos: você pode criar um quadro por disciplina, listar os assuntos e escopo, linkar e anexar materiais de apoio, registrar as datas das provas e ir acompanhando o andamento e atualizando. Quando precisar de algo é só ir direto no Trello que está tudo registrado lá e a busca é uma mão na roda.

- Controle de projetos compartilhados: seja você com parceiros de trabalho, seja você com amigos, o trello é uma otima forma de se comunicar e trocar ideias para um objetivo comum. Imagina combinar aquela confraternização e criar um quadro pra isso, listando os convidados, as pendências, quem leva o que, ideias de brincadeiras, dados bancários para deposito da parte de cada um...olha que sucesso! Ou, imagina escrever um artigo em conjunto, ou criar um novo produto, cada um contribui com uma parte, dá ideias, e tudo fica documentado, organizado e estruturado. 


E aí, gostou? No próximo post vou mostrar outras ideias de usos que eu faço da ferramenta, fica ligado. Tem alguma outra dica? Deixa aqui nos comentários. Ficou alguma dúvida? Me conta que eu esclareço no próximo post.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP