Organizando a leitura

06:18


Eu amo livros! Quem me conhece sabe que eu tô sempre lendo alguma coisa. E se você me segue por aqui a algum tempo já deve ter percebido nos meus posts #ResenhaAvessodoCaos

Meus pais me apresentaram o mundo dos livros desde cedo. Leio de tudo. Me envolvo com cada livro que eu leio. Entro no mundo do autor, imagino o que vai sendo descrito quando é ficção e tento colocar em pratica quando é técnico. Admiro as biografias, me encanto com os acontecimentos históricos. Leio sempre que posso e onde estiver...em casa, no metro, no consultório médico.

Mesmo que você não seja assim tão apaixonado por ler como eu, você deve concordar que o volume de informações que temos hoje para consumir é imenso. As opções são inúmeras e todos os dias surgem novas publicações. Então como lidar com tudo isso? Como organizar a sua leitura?

O primeiro passo é saber quais os seus interesses e restringir o escopo. Mais uma vez o auto-conhecimento como ponto de partida. A verdade é que não existe mágica e é humanamente impossível processar tudo, ler tudo que existe disponível. Então, como em tudo na vida, é preciso priorizar. Pense nos gêneros literários, nos temas, nas publicações do seu interesse.

Agora levante tudo que você quer ler. Calma, comece com o que você já tem em casa e ainda não leu, as indicações que já recebeu e tem em mente.

Pense então no tempo que você tem disponível para leitura e crie metas de leitura por mês para que você consiga ler tudo o que levantou. Mas lembre-se que ler tem que ser prazeroso (a menos que seja leitura obrigatória para concurso por exemplo) então faça desse um momento tranquilo para viabilizar o hábito. E se o livro estiver ruim, deixe de ler e passe adiante. Como diz o Murilo Gun, ninguem disse que é obrigatório ler todos os livros até o final.

Outra dica boa é levar o livro que estiver lendo com você para onde for. Assim, pode aproveitar qualquer oportunidade que apareça.

Por mim, quero compartilhar com você o Skoob. O Skoob é uma rede social que conecta leitores. Você marca os livros que leu, os que deseja ler, o que está lendo. Pode fazer avaliações e resumos dos livros e pode pesquisar os livros e ver as indicações e resenhas que as pessoas colocaram sobre ele. Você pode também se conectar com seus amigos e ver os livros que eles recomendam, gostam, estão lendo. Eu tenho e adoro, apesar de ter utilizado pouco nos últimos meses (meta de retomar em 2017). Ele ajuda a organizar a leitura e ajuda também a escolher os próximos livros a ler. Além disso você pode usar a lista de desejo dos amigos para facilitar a escolha do próximo presente para ele, ou mesmo ver os livros que vocês leram em comum e trocar ideias sobre as impressões da próxima vez que se encontrarem. #ficaadica

Me conta aqui nos comentários como anda seu hábito de leitura!

You Might Also Like

4 comentários

  1. Comecei a ler nas férias o livro "um defeito de cor" de Ana Maria Gonçalves. É uma história sobre a escravidão, minha meta é ler ele em dezembro e janeiro partir para as leituras técnicas. Como você sabe também adoro ler e faço uma listinha e vou riscando o que já li com o maior orgulho. Uso o Skoob e acho fantástico, principalmente para escolher a minha próxima leitura através das resenhas. Um Beijo Lice.

    ResponderExcluir

Sou associada ANPOP