Minha rotina produtiva

05:00



Em janeiro eu experimentei trabalhar de Salvador. Não foi como eu esperava em termos de produtividade, foi ruim. Mas acabou sendo bom. Bom porque eu percebi que sempre que alguma coisa dá errado, a gente aprende algo novo. E a queda de produtividade trabalhando fora de casa me fez identificar algumas necessidades para que eu possa ter  uma rotina produtiva (para ler mais sobre produtividade clica aqui). Então, como tem sempre alguém me perguntando como eu faço e meu dia a dia, resolvi compartilhar essas percepções por aqui hoje.

Espaço estruturado. 

Sem a infraestrutura necessária, tudo fica difícil. Eu percebi nesse sentido que preciso de internet boa, mesa fixa grande e livre. Espaço para espalhar minhas coisas, meus papéis, e abrir o computador e o caderno sem ter que me preocupar com mais nada. E poder deixar tudo lá até o próximo bloco de trabalho.
Dica de alternativas para viabilizar: espaços de coworking, compartilhar a internet do celular, usar uma prancheta.

Silêncio e momentos sozinha.

Foco e concentração pra mim tem a ver com ficar sozinha em um ambiente sem barulho. Sem TV, sem conversa ou rádio. Fazer isso com a filha brigando com o sobrinho pelo programa do Netflix que eles iriam ver ou com a filha vindo pedir para colocar lanche foi bastante complicado.
Dica de alternativas para viabilizar: colocar o fone numa playlist instrumental de estudos (veja mais nesse post aqui), exercitar a abstração para focar e se desconectar do que está rodando ao redor.

Rotina e horários fixos

Para mim, para ser produtiva, a rotina precisa ser um pouco previsível, pelo menos com os horários de trabalho. Em Salvador, tirando os horários de consultoria, o trabalho dependia de conseguir dar uma fugida para ficar isolada por um tempo ou aproveitar a filha concentrada no desenho e puxar um caderninho, ou, em último caso, esperar ela dormir. E isso me desregulou completamente.
Dica de alternativas para viabilizar: trocar o dia pela noite e fazer acordos com a família para estruturar escapadelas programadas.


E você, como precisa ser a sua rotina para que seja produtiva? Compartilha suas dicas nos comentários.

Ah e se quiser saber mais sobre como se organizar para trabalhar em casa, vê esse post aqui.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP