O conteúdo da Avesso do Caos em 2019

05:00


Todo ano eu repenso o conteúdo da Avesso do Caos para o ano seguinte. Acho que faz parte de todo negócio se reinventar, mudar, buscar extrapolar os limites da criatividade surpreendendo o público com novidades.

Ano passado, em Novembro, eu tirei o mês para isso. Planejar a estratégia de conteúdo da Avesso em 2019. No post de hoje, vou compartilhar com você os passos que eu segui, o que pode te ajudar a fazer o mesmo, caso tenha um negócio que envolva a produção de conteúdo. No final do post, se você está curioso com o resultado, está a estrutura de conteúdo da Avesso para 2019!
  • Passo 1: Reunir informações. Coletar dados através de pesquisas, enquetes com clientes e seguidores, verificar as métricas das redes sociais, fazer uma auto-avaliação, avaliar indicadores de negócio (retorno financeiro, investimentos e metas).

  • Passo 2: Olhar para dentro. Refletir sobre o seu momento e o momento do seu neócio identificando que rumos quer tomar, refazer as metas, repriorizar, lembrar o seu porquê e o seu objetivo com o conteúdo.

  • Passo 3: Montar o mapa. Cruzar as informações com suas reflexões e elaborar um mapa (pode ser um mapa mental mesmo, ou um descritivo do conteúdo). Você pode pensar em que mídias quer atuar, que formatos de postagem, que temas e como irá ser a programação anual, mensal, semanal, diária.

  • Passo 4: Simulação e padronização. Otimizar e padronizar para facilitar sua vida durante o ano. Ver de onde irá tirar o conteúdo, listar algumas ideias e verificar se será sustentável manter o planejamento.
Claro que esses passos não são uma regra, são apenas um guia. Claro também que eles ficam mais simples apenas se você tem uma clareza sobre o seu objetivo com o conteúdo e sobre as metas do seu negócio.

Agora deixa eu te contar minhas reflexões e conclusões sobre o conteúdo da Avesso do Caos:
  • Não vou manter: posts engessados por subtema, vida de mãe (a maternidade continua sendo uma variável mas pode ser abordada dentro de um contexto mais amplo), podcasts com entrevistas.
  • Vou manter com ajustes: padronização de layout (simplificar), newsletter semanal (reduzir tamanho e mudar layout).
  • Vou manter com orgulho do jeito que está: frases semanais da avesso, frases de motivação, stories estruturados, posts no blog, curadoria vip por e-mail.
  • Vou acrescentar: linkedin, youtube, mais imagens, mais dicas, mais livros, mais interação.
O tema central é o estilo de vida organizado e envolve rotina, hábitos, metas, planejamento, priorização, desenvolvimento pessoal e aprendizado. Organização e produtividade para a vida (pessoal e profissional. afinal a vida é uma só). E agora, veja a programação por mídia:
  • Linkedin: posts com foco em gestão, empreendedorismo e carreira (ainda não defini a periodicidade, é um projeto para o ano).
  • Youtube: um vídeo por mês com temas como aplicativos, livros e produtos de auxílio a organização e produtividade.
  • Facebook: um post por dia, comentando notícias, novidades e links interessantes da internet. 
  • Blog: um post por semana com minha visão detalhada sobre variações do tema central, resposta a dúvidas e dicas detalhadas. E um post por mês com os posts mais curtidos nas outras mídias.
  • Email: um e-mail por semana com reflexões, divulgações e materiais em primeira mão e link para o post da semana. Um e-mail extra por semana de curadoria de inspirações que eu vi por aí (links, frases, videos, séries, e livros) apenas para quem abre todos os e-mails semanais e é ativo na lista de emails.
  • Instagram: ao invés de um tema por dia, será um formato por dia:
    • Domingo: frase da avesso
    • Segunda: responde aí - enquete com perguntas pra te fazer pensar.
    • Terça: frase inspiração e motivação de outros autores.
    • Quarta: Dicas rápidas.
    • Quinta: Imagem inspiração.
    • Sexta: frase inspiração e motivação de outros autores.
    • Sábado: divulgação do post da semana do blog.
E você, já montou sua estratégia de conteúdo? Quer uma ajuda? Dá uma olhada nessa consultoria aqui.

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP