Feng Shui e Organização

05:00


Estou fazendo um curso de Feng Shui e ouvindo a professora na primeira aula já fiquei impressionada com a relação direta da sabedoria chinesa com a organização. Já falei bem por alto quando fiz a resenha do e-book Arrumando sua desordem, pois ele tem uma pegada forte de Feng Shui. Mas não tinha me aprofundado no assunto. Acho que chegou o momento de falar um pouco sobre minhas primeiras impressões.

Vamos começar pelas ideias centrais:
  • Viabilizar a harmonização dos ambientes através do equilíbrio da energia contida no mesmo.
Antes que você torça o nariz por estarmos falando de energia, deixe-me lembrar que somos todos feitos de energia. Talvez você não se lembre, mas nas aulas de física você com certeza teve que aprender sobre Einstein e a relação entre massa e energia, e aprendeu também sobre a matéria ser feita de átomos, partículas microscópicas de energia. Então, te peço por favor, que abra a cabeça para a visão chinesa disso tudo, combinado? Bem estar e harmonia, você há de concordar, nunca é demais.
  • Eles chamam de Chi a energia universal (essa que está presente em tudo) e acreditam que ela deva circular livre e naturalmente. Além disso, ela nunca deve estar em excesso ou em escassez, o ideal é buscar o equilíbrio, o famoso caminho do meio. Como você pode ver, a ideia é bem simples e é aí que está a beleza.
  • Relacionamento cíclico dos cinco elementos (fogo, terra, metal, água, madeira). Os elementos se complementam, mas essa relação pode ser construtiva ( por exemplo: madeira alimenta o fogo) ou destrutiva (por exemplo: água apaga o fogo) e então o equilíbrio construtivo entre os elementos é importante para manter a harmonia a sua volta.
  • O vazio é tão importante quanto o cheio. Está relacionado ao equilíbrio, o vazio é baixa concentração de energia, o cheio, alta concentração de energia. Então é preciso equilibrar os dois para garantir a circulação da energia de forma que ela esteja sempre presente nos ambientes.

E o que tudo isso tem a ver com Organização? Da maneira que eu vejo, a organização é parte importante da manutenção desse equilíbrio da seguinte maneira:
  • Manter superfícies vazias e livres que é um princípio da organização ajuda muito no equilíbrio cheio x vazio.
  • Ambientes desorganizados, com muitos objetos, estão ligados a estagnação da energia. Organizar então é fazer a energia circular novamente.
  • Descarte de objetos quebrados, sem utilidade ou beleza, ligados ao passado e com uma carga emocional negativa afetam negativamente a energia do ambiente. Te impedem de lidar com o presente, de deixar essa energia fluir de maneira equilibrada. Organizar então é garantir o foco no presente, a positividade e o bem estar.

Toda essa teoria tem aplicações bem práticas nos ambientes da sua casa e na sua vida. Eles relacionam diretamente cada área da vida (trabalho e carreira, conhecimento e espiritualidade, família, prosperidade e riqueza, sucesso e realização, relacionamentos, criatividade e filhos, amigos e viagens e saúde) ao espaço através do Baguá (diagrama em formato de octógono onde cada fatia representa uma área da vida). O alinhamento do Baguá a planta de um ambiente determina como equilibrar essas áreas da sua vida e a sua casa, pois acredita-se que tudo está interligado. Que a organização externa tem a ver com a organização interna a gente fala o tempo inteiro não é verdade? Já percebeu que quando você está mal em alguma área da vida isso se reflete na sua casa com mais acúmulo ou desordem? O que os chineses fizeram com o Feng Shui foi estabelecer essa relação de uma maneira prática e objetiva, te dando as ferramentas e técnicas para alcançar o equilíbrio.


Eu preciso ser bem sincera com você, para minha mente prática, objetiva e cética algumas coisas propostas soam um pouco malucas, uma espécie de simpatia e crendice popular. Mas por outro lado, acredito mesmo na relação entre o ambiente e nosso bem estar e percebo isso claramente a minha volta. Então, se existe uma técnica que viabiliza isso diretamente, acho que vale tentar. Por isso, vou colocar a mão na massa lá em casa, com a mente e o coração abertos e se você quiser saber o resultado deixa seu comentário aqui que eu conto depois como foi. Me conta também se você conhece o Feng Shui, se já aplicou e o que você acha sobre esse assunto, combinado?

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP