Organizando a compra dos presentes de Natal

06:00


Eu sei, ainda falta mais de um mês para o Natal. E é justamente por isso que a dica de hoje é sobre a compra dos presentes. Nessa época do ano os preços são altíssimos (os lojistas sabem que você vai ter que presentear os parentes e amigos mais próximos e abusam disso), quanto mais perto do Natal pior. Ninguém está podendo desperdiçar dinheiro então, organizados que somos, vamos comprar logo agora em Novembro os presentes? Eu devo te dizer que já comecei desde Setembro a comprar os meus. Eu vou vendo coisas interessantes em promoção que me lembram alguém e já vou guardando e economizando. Agora faltam poucos, o que me deixa bem mais tranquila. Listei abaixo algumas dicas para ajudar nesse momento:
  • Faça uma lista com as pessoas que você irá presentear. Isso já vai te dar uma ideia da quantidade de presentes.
  • Ao lado do nome das pessoas coloque ideias de presentes. Quanto mais específico melhor, mas liste mais de uma opção para o caso de não achar o que procura.
  • Caso tenha dificuldades em definir o que comprar para cada pessoa (dar presentes é mesmo difícil), tente usar a técnica dos mapas mentais. Coloque o nome da pessoa e vá criando ramos com os interesses dessa pessoa, hobbies, características e restrições. Ao olhar a figura completa você vai acabar tendo uma ideia. Se ainda assim não funcionar, pergunte a alguém próximo a ela, ou um amigo em comum o que ela poderia estar precisando.
  • Estime uma faixa de valor para os presentes e compare com o seu orçamento. Caso não esteja compatível, ao invés de se endividar dividindo a perder de vista, considere reduzir o valor ou mesmo reaproveitar objetos e confeccionar os seus presentes. Lembre-se que o mais importante não é o valor do presente, é mostrar para a pessoa que você se lembrou dela e que ela é importante para você.
  • Não esqueça de pensar nas embalagens. Lojas de embalagens têm preços promocionais para compra de maior quantidade, pode valer a pena. Para baratear você pode optar por caixas e sacolas que não sejam estampadas e fitas de cetim para laços bem bonitos.
  • A partir daí, defina as lojas que vai visitar. Tente comprar o máximo possível no mínimo de lojas. Monte seu mapa. Imagina depois de estar do outro lado da cidade descobrir que o presente que falta está naquela loja ao lado da que você foi em primeiro lugar.
  • Planeje uma data tranquila e com tempo de folga para fazer as compras. De preferencia sem as crianças para não se distrair. Foco é a palavra.
  • Esteja atento a itens em promoção e reveja a lista para aproveitá-las. Você pode andar com sua lista na bolsa mesmo antes do dia de ir ás compras, vai que você encontra aquela super promoção no seu intervalo de almoço?

Siga as dicas e boas compras! Tem alguma outra boa estratégia para organizar as compras de natal? Compartilha comigo nos comentários!

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP