Organizando a maquiagem

05:00

Fonte imagem: dmix

Vamos hoje falar de algo que toda mulher tem, nem que tenha sido dado de presente por alguém. Eu comecei assim, não era nem um pouco "menininha" e acho que minha primeira maquiagem foi dada por amigas e familiares. Comecei só usando lápis de olho que era o que eu gostava e brilho labial. Não me esqueço da primeira vez que usei lápis, foi nos 15 anos de uma amigona de infância só porque me arrumei na casa de outra amigona de infância e a mãe dela me maquiou. Fui apresentada mesmo a todos os itens de maquiagem com outra amigona, que me ajudou e me explicou tudo que eu nem sabia que existia alguns anos mais tarde, e ai minha coleçao foi aumentando com minhas idas para fora do país e presentes dos amigos.  Hoje não vivo mais sem corretivo e base em pó mineral, olha a evolução! :) 

Mas vamos ao foco aqui, como colocar ordem nisso tudo? Onde guardar? Como setorizar?
  • Primeiro de tudo, todas as suas maquiagens precisam estar em um mesmo local. Isso é importantíssimo para que você possa visualizar tudo que tem. Exceto a necessaire de maquiagem que fica na bolsa, ta? Essa pode deixar por lá desde que mantenha sempre revisando o que não está em uso ou está desgastado e no final (compra outro que é melhor!).
  • Defina o critério que irá utilizar para setorizar a sua maquiagem: por área do rosto (olhos, boca, geral), por ocasião (básica, trabalho, noite, festa de dia) ou por estilo (clássica, sexy, leve, chique). 
  • Ao definir o critério, contabilize os itens de cada classificação e disponha em organizadores separados. Eu classifico por area do rosto então tenho a seguinte divisão:
    • Olho: lapis, sombral delineador, rimel
    • Boca: batom e gloss
    • Rosto todo: base, pó, corretivo, primer, bb cream, blush
    • Acessórios: esponja, pincéis, curvex
  • Se você tem daqueles super kits cheios de sombras e blush, pode tirar da caixinha original e junta-los aos demais ou pode manter assim desde que se lembre deles no dia-a-dia conforme utilização.
  • Guarde tudo junto de preferência no seu quarto em uma penteadeira ou perto de um espelho que é onde você vai de fato usar, certo?
  • Revise sempre sua maquiagem e jogue fora o que estiver fora da validade. Vale doar também o que não faz mais seu estilo ou o que ganhou de alguém mas não combina com você. 

Aproveitei a inspiração para revisar minha caixinha de maquiagem e olha o que mais eu desapeguei (devo confessar que fazia mais de um ano que eu não revisava, filhos são sempre desculpa para nos tirar dos eixos, né? Então tinha muita coisa pra desapegar!):
  • Sombras fora da validade, Pó já no finzinho, Batons (sabe aqueles brindes que vem em revista? Tinha 2 laranjas que eu nunca ia usar! Alem de um que estava um toquinho de tão acabado), Primers de amostra gratis que nunca usei, gloss (9! Quem usa tanto gloss assim minha gente? Eu não né, estavam todos fora da validade, claro!), base, rímel e delineador fora da validade e corretivo que eu adoro nos finalmente (já estava usando o novo, acredita?).
  • Perfume, pincéis e caixa de maquiagem que tinha a mais e que não estavam em uso que resolvi doar. 

Itens de maquiagem que desapeguei: 12! Uhuuu parabéns pra mim!

Agora olha o que eu uso para organizar a minha:

São porta talheres de plástico! Coloco um em cima do outro dentro de uma caixa organizadora transparente com tampa e tcharam! 

E para arrematar esse post com chave de ouro, pedi ajuda para uma amiga minha a Michelle Freddo que sabe tudo de cabelo e maquiagem (Ela está no instagram como @michellefreddo) para explicar um pouco sobre limpeza e conservação dos produtos de maquiagem e olha o que ela me enviou:

"A falta de limpeza dos pincéis ou esponjas de maquiagem, pode causar diversos problemas na pele, como acne, infecções, alergias e até mesmo conjuntivite. 
Para uso pessoal o ideal é que a periodicidade de limpeza seja pelo menos uma vez por mês, já para o uso profissional aconselho limpar a cada cliente.

A forma mais caseira que eu uso é shampoo ou sabonetes para lavar o rosto, suaves e neutros pois são ideais para evitar danos aos materiais.Depois de aplicar o shampoo ou sabonete, enxaguar bastante para retirada de todo excesso e deixar secando naturalmente em cima de uma toalha. Algumas vezes já passei condicionador também, principalmente em pincéis maiores de base e blush, para deixar as cerdas bem molinhas, eu adoro ! Fica super gostoso o contato com a pele, mas infelizmente não é sempre que conseguimos tempo para todas essas etapas.

É muito importante não fazer uso de secador pois pode danificar as cerdas e a água para a lavagem deve ser fria ou levemente morna, para evitar descolar os pincéis.

Existem produtos de remoção de maquiagem de pincéis no mercado que são do tipo "express", mas além de mais caro, na minha opinião não retiram completamente os produtos, mas em uma emergência super me salva, claro! Já usei o da MAC e o da Klass Vough(bem mais barato) os dois são ótimos."

Espero que tenham gostado das dicas! E você, como organiza suas maquiagens e que outras dicas pode compartilhar com a gente? Comenta aqui e compartilha esse post com as amigas!
Viva a Organização!

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP