Organizando a mochila das crianças

06:15


Para nós mães, uma coisa que nos tira um tempo precioso é a organização da mochila da escola. Dependendo da escola em que seu filho estude e da sua idade escolar é quase um universo a parte a ser organizado diariamente. Listo abaixo algumas dicas que eu uso desde que minha filha entrou na creche e até hoje me economizam um tempão na minha rotina. E lembre sempre: quando vira um hábito e você liga o piloto automático, manter a ordem deixa de ser um problema.

  1. Deixe a mochila pronta no dia anterior a noite. Sério, cedo pela manhã você vai ter outras coisas com o que se preocupar e se o despertador não tocar então é aquela confusão para dar tempo de fazer tudo e fatalmente você vai esquecer algo. No dia seguinte você só precisa dar uma checada final, repor o que ficou secando no varal durante a noite, se for o caso e pronto.
  2. Tire um tempo a noite (como dito anteriormente) para cuidar da mochila. Tanto para verificar o que veio nela quanto deixar tudo ok para o dia seguinte. Isso significa não fazer várias coisas ao mesmo tempo. Foco na mochila!
  3. Retire as roupas sujas ou molhadas (se for o caso) e coloque para secar.
  4. Verifique os lençóis, casaco e outros objetos que poderão ser reaproveitados e reponha o que faltar (ex: fraldas, roupas limpas, itens de higiene).
  5. Se a escola manda uma agenda diariamente, leia! Veja se a professora fez algum comentário sobre o comportamento do seu filho, se existe algum aviso ou compromisso a ser lembrado para o dia seguinte e inclua esses itens no seu planejamento (ex: enviar foto para presente do dia dos pais, aniversário do coleguinha se aproximando, pagamento da mensalidade). Inclua na hora, ok? Não deixe para um outro momento ou vai se esquecer.
  6. Se você possui alguma restrição, vai mudar algo na rotina do seu filho ou observou algum comportamento digno de atenção anote da agenda para o dia seguinte. Inclua sempre uma palavra bondosa para a professora do seu filho e cuide desse canal de comunicação com carinho pois é através dele que você vai entender um pouco mais a rotina do seu filho.
  7. Confira a sua agenda e a da família e verifique se no dia seguinte vai ser necessário algum material adicional (aula de ballet ou capoeira, roupa para atividades ao ar livre, natação, presente de aniversário do coleguinha, fruta ou algum objeto para as atividades escolares sinalizado na agenda, etc) e o inclua na mochila.
  8. Se o seu filho já está na fase das tarefas escolares, acompanhe de perto. Procure saber mais, entenda o que ele está estudando e o ajude e garanta que ele faça as lições de casa dentro do prazo.
  • Acho que esse checklist é o suficiente para garantir que você não esqueça de nada, mas é importante adaptá-lo a sua realidade. Então fique a vontade para customizá-lo! 
    Que outros passos possui o seu checklist? Compartilhe comigo!

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP