Não cometa esses 3 erros quando estiver organizando sua casa!

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Não sou muito fã de regras pois acho que cada um tem seu jeito de lidar com as suas coisas, sua casa e vida. Mas trabalhando com organização me deparo sempre com algumas situações e comportamentos de quem quer se organizar que só fazem atrapalhar.
Leia agora essa lista e veja o que fazer para  não cometer esses mesmos erros ao organizar a sua casa:

  • Ser ansioso e tirar tudo das prateleiras sem planejamento. Até eu já passei por isso lá no início, vem aquela animação e ansiedade de ver tudo organizado, você coloca o guarda-roupa a baixo e depois vai dando aquele desânimo quando vê que aquela montanha de roupas e o dia indo embora e você ali preso naquela tarefa cansativa quando queria estar saindo com amigos. Calma! O problema aqui está na falta de planejamento. É importante tentar casar o tempo que você tem com a quantidade de coisas que precisa organizar. Se você quer aproveitar o dia e o guarda-roupa vai tomar todo esse tempo, que tal começar pelas gavetas, um pouquinho por dia?  Para transformar a organização em hábito o mais importante é começar e manter a regularidade.

  • Não pensar na praticidade. Um erro comum ao tentar eliminar a bagunça é fazer tudo pensando unicamente em deixar a casa mais bonita. Espalhar objetos bonitos, abusar de caixas, seguir à risca a última tendência de decoração estampada nas revistas. Veja bem, eu sou super a favor de deixar a casa linda, com cores harmoniosas, superfícies livres e tendências. Mas apenas se for para simplificar a sua vida, se for para funcionar melhor para você. Os objetos devem estar próximos aos seus locais de uso. Quem disse que os livros precisam ficar em uma estante na sala? Se você lê na cama, ou em uma poltrona no quarto, é lá que eles devem estar. A praticidade não pode ser deixada de lado. Só que ela sozinha não resolve certo? Só pq você usa os livros na cama não significa que eles devem ficar lá jogados se acumulando na mesa de cabeceira. Alinhe, padronize, deixe visivelmente agradável também. Dá para ter os dois.

  • Arrumar a casa, ao invés de organizar de fato. O problema está em tentar esconder a bagunça com caixas e organizadores ao invés de combatê-la de fato setorizando (definindo um lugar para as coisas) e criando o hábito de retorná-las para o lugar de origem. Organização tem a ver com lógica, com facilitar o uso. Não existe bagunça organizada. Se ainda tem bagunça é porque não está organizado, ok? Então nada de arrumação e esconde-esconde. Não se engane, se organize!

No mais, vale sempre lembrar: crie as suas próprias regras. Na organização o mais importante é o hábito, é ser fácil e funcional para você. Mão na massa e viva a organização!

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3 comentários

  1. Olá Alice.
    Boa tarde!:)

    Te sigo no Instagram, e adoro suas dicas.
    Sou virginiana roxa, e por isso, amo uma organização. Mas, em casa de ferreiro o espeto é de pau, certo?
    Por qualquer desculpa que agora não importa, lá em casa está tudo bagunçado, mas é aquela bagunça disfarçada. Aos olhos de quem chega está ótimo, mas dentro dos armários, senhor!!!! (não sei aonde colocar, não tenho tempo de pensar aonde é melhor... a gnt abre a porta / gaveta e pronto, problema solucionado.#purailusao)
    Enfim, depois desse "pequeno" resumo, minha pergunta é:
    Como saber o que é importante? na ordem de arrumar as coisas.... a cozinha, o banheiro, o guarda roupa, os documentos?....
    Documentos / recordações / fotos / estão uma zona, uma poko em cada lugar.
    E sem saber essa prioridade, acabo não fazendo nada. E como isso, vai aumentando cada vez mais a bagunça disfarçada.

    Muito obrigada e aguardo resposta / dica.

    Beijos e sucesso

    Fabiana

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    Respostas
    1. Oi Fabiana!
      Em primeiro lugar, obrigada pelo carinho! Fico feliz que acompanhe e goste dos posts e dicas.
      Sobre sua pergunta, só você conseguirá dizer o que é mais importante para você (eu sei, é frustrante ouvir essa resposta, mas não cabe a mim definir isso pois não existem regras rigidas, ja falei um pouco sobre isso em um post aqui). Pense com calma no que mais te incomoda, no que toma mais seu tempo (por exemplo, não achar um documento na hora que precisa deve te tomar mais tempo do que não achar uma foto a menos que você trabalhe com fotografia), no que você usa mais. Posso te ajudar mais se você me explicar um pouco melhor sua rotina e suas prioridades no momento. Tenho formação em coaching e posso também te ajudar a descobrir por onde você mesma acha que precisa começar (ainda que não esteja muito claro no momento). Me manda um email pro alice@avessodocaos.com.br pra gente continuar a conversa por la, o que acha?

      Obrigada mais uma vez pelo carinho!

      Alice

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  2. Olá Alice.
    Boa tarde!

    Eu que agradeço o carinho, atenção e resposta.
    Já fiz alguns comentários em diversos blogs e sempre fico no vácuo, rs.
    Pode deixar, mando o e-mail sim


    Obrigada e sucesso.


    Beijos.


    Fabiana

    ResponderExcluir

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