#MeuChegadeCaos - Entrevista com Rafa Cappai

05:00

Hoje tenho o prazer de compartilhar com você um bate-papo que eu fiz com a minha mentora Rafa Cappai. A Rafa é atriz, bailarina, comunicadora e empreendedora criativa à frente da Espaçonave. É também mestre em Empreendedorismo Cultural e Criativo, pela Goldsmiths University of London. Através da Espaçonave ela apoia mais e mais artistas e criativos a viverem vidas cheias de significado, fazendo o que mais amam fazer e conseguindo viver dos seus talentos e criatividade. Criando não só negócios, mas estilos de vida que representem a sua visão de mundo.
Eu fiz o curso dela, o DecolaLab na turma de 2015 e o curso mudou a minha vida. A Avesso do Caos surgiu desse curso, do encontro do meu propósito, o meu "ponto doce" aliando o que eu amo com o que eu domino, com o que interessa para o mundo e o que vem fácil para mim. Nesse papo a gente fala da visão da Rafa sobre Organização e a importância dela em sua vida pessoal e negócios.

O que é organização para você?
Organização para mim é ser capaz de deixar minha vida funcionando de um jeito que faça sentido para mim. E que me dê espaço para cuidar do que de fato é muito importante que são as relações, o meu trabalho, o meu dia a dia, o meu descanso, a minha família. É cuidar de todo o resto que não interfere ou que vai deixar o que é mais importante de fato mais presente na minha vida.

Qual a importância da organização para você e seu negócio?
Organização é tudo. E cada vez mais eu tenho percebido isso. Eu não sou uma pessoa organizada. Na verdade eu tô ali no meio do caminho. Eu sou tão tão tão  organizada que como eu não consigo organizar do jeito que a minha cabeça perfeccionista didática gostaria eu acabo virando uma pessoa desorganizada. Mas eu tô vivendo uma fase bem organizada, me desfiz de muita coisa, tô descartando muita coisa, tô tentando aos poucos viver com o que é essencial e isso tem me deixado cada vez mais próxima de um dia a dia que seja mais fácil pra mim tanto na minha vida pessoal quanto na minha vida profissional. Eu tenho percebido que a organização é a base da disciplina pra fazer as coisas de fato funcionarem do melhor jeito possível. Então a organização é como se fossem os tijolinhos que a gente coloca antes para construir essa história e esses tijolinhos vão dar sustentação pro resto. Se esta desorganizado minha cabeça não funciona, meu cérebro trava completamente e eu não consigo seguir. Se meu entorno está desorganizado a minha cabeça também está desorganizada. Se a minha bolsa está desorganizada significa q eu estou numa fase bastante desorganizada. Então organização é tudo, é a base de tudo pra mim tanto na vida profissional quanto na minha vida pessoal

Chamo de chega de Caos aquele momento em que você tomou consciência da importância da organização na sua vida. Você já teve esse momento? Pode descrever uma situação em que sentiu na pele a necessidade e importância de se organizar?
Eu acho que sim. Eu acho que eu cheguei nesse momento a algum tempo atrás.  É claro que a consciência vem antes da ação. Então eu já tive a consciência, eu já saquei que  se minha vida não for organizada eu vou perder muito tempo com as coisas que não são tão importantes, vou perder muito tempo para achar um documento, vou perder muito tempo para arrumar e re-arrumar o meu banheiro, eu vou perder muito tempo para resolver os problemas da cozinha ou como a casa funciona ou a rotina ou no próprio trabalho. Então eu acho que conscientemente esse momento já chegou, esse momento chega de caos já chegou, mas é claro que leva um tempo. Eu estou exatamente na ação agora. Descartando muita coisa, doando ou jogando fora. Tendo o meu jeito de organizar as coisas dentro de casa preu saber exatamente onde casa uma das coisas vai tentando criar processos no meu trabalho que vão facilitar a vida de todo mundo que  trabalha comigo pra entender qual o melhor jeito de agir em cada situação então conscientemente o momento chega de caos já chegou mas do ponto de vista da ação e de deixar de fato a casa em ordem e o trabalho em ordem eu estou exatamente nesse momento agora fazendo exatamente isso.

Resumindo, quais os maiores benefícios da organização sob o seu ponto de vista?
Os maiores benefícios pra  mim da organização é plenitude, é paz, é calma, é saber onde as coisas estão é não sentir que eu estou desperdiçando nenhum tipo de recurso. É pensar rápido, é saber como agir em determinada situação porque essa situação já foi pensada e planejada e organizada previamente então é um adiantador de vida e de trabalho. Pré organizar as coisas antes da ação deixa a gente mais pronto pro trabalho e deixa a gente mais pleno pra estar presente quando a vida acontece.


Obrigada Rafa querida. Viva a organização!

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP