Permita-se mudar!

05:30

 "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo" Raul Seixas


Você se permite mudar? De opinião, de atitude, de emprego, de casa, de gostos, de caminho? Eu acho que boa parte dos nossos problemas com a organização tem uma relação direta com a nossa dificuldade para lidar com as mudanças que acontecem nas nossas vidas e é por isso que precisamos de vez em quando tocar nesse assunto por aqui, vem comigo!

Contrariando a minha baianidade, eu não era muito do time "Toca Raul!", a galera fã do Raul Seixas que amava as músicas dele. Eu achava ele meio doido e as músicas meio chatas. Eu pensava que ser uma metamorfose ambulante era coisa pra quem não tinha propósito na vida e que uma pessoa assim não chegaria muito longe.

Eu demorei bastante para perceber que eu estava tendo uma velha opinião formada sobre ele e sobre a importância de aceitar as mudanças. Era preconceito mesmo e talvez um pingo de medo do inseguro e inesperado. Meu caminho na organização começou um pouco por aí, em um também preconceito de que organizando eu teria um controle maior das coisas.

Eu estava muito enganada em quase tudo que eu pensava e mudei de opinião muitas vezes depois disso. Continuo não sendo fã de Raul, mas já concordo com ele que é importante se permitir e abrir espaço para sermos metamorfose de vez em quando. A rigidez limita demais, a segurança é uma ilusão e nada pode nos fazer controlar tudo.

Mudar é saudável, é sinal de adaptação, evolução, desenvolvimento, resiliência. Ter jogo de cintura para lidar com o caos é essencial para que a rotina seja mais leve.

Por outro lado, isso não te dá carta branca para se deixar levar pela maré sem rumo, sem planos, sem organização. Até porque a organização pode ser uma ferramenta incrível para te ajudar a lidar com a mudança de rota sem se perder de si mesmo.

Eu tinha medo de mudar e me tornar incoerente, eu achava que ao tomar uma decisão ela me definiria por completo. Mas eu aprendi que incoerente pode ser me manter paralisada enquanto as coisas se movem ao redor e que decisões e mudanças não precisam ser definitivas. A gente pode experimentar antes de se comprometer e a gente pode voltar atrás. Claro que sempre nos mantendo atentos e responsáveis pelas consequências das nossas escolhas.

Esse post aqui hoje é para te ajudar a refletir e tirar o peso que você carrega aí com relação as escolhas que fez no passado e das quais se arrepende. Você pode mudar se quiser e tudo bem se quiser. Todas as escolhas que a gente faz contribuem para nosso desenvolvimento, para nossa percepção, para nos ajudar a ser quem somos e quem ainda vamos ser. Acolher, aceitar e seguir em frente!

You Might Also Like

0 comentários

Sou associada ANPOP