Os riscos das fórmulas prontas

05:00


Eu nunca gostei muito de fórmulas. Teoricamente elas nos ajudam a entender a realidade de maneira simples, mas eu acho também meio limitante, é como aceitar um padrão sem questionamento e eu sou do tipo que gosta de questionar.

Provavelmente isso veio de meu pai que na época do colégio adorava me explicar e me ensinar a demonstrar as fórmulas de física e matemática. Ele dizia que eu até podia decorar depois se quisesse mas tinha que saber de onde vinha. Na hora eu achava um saco mas depois comecei a achar interessante e divertido e acabou se mostrando super útil me livrando de várias enrascadas quando eu esquecia das fórmulas.

Fui tomando gosto por entender de onde vinham as coisas e essa curiosidade é bem importante pro que a gente fala por aqui: seu desenvolvimento pessoal, sua vida produtiva, sua rotina organizada.

O que não faltam são livros, sites e gurus te dizendo em um número X de passos o que você deve fazer para ter sucesso, se organizar, ficar bem, se desenvolver na carreira, ser uma boa mãe, produzir conteúdo que engaja, ter um negócio lucrativo, ganhar dinheiro e qualquer outra coisa que seja o seu desejo.

Você não vai ver muito disso nos meus posts. Você vai me ver, por outro lado, falando muito de autenticidade, autoconhecimento, criatividade, curiosidade, respeito a seu tempo e seus limites. É nisso que eu acredito, que qualquer método ou fórmula é só uma tradução que alguém criou para te ajudar a compreender algo que na verdade você mesmo pode descobrir (com ou sem ajuda) com um pouco mais de trabalho mas provavelmente melhores resultados.

Deixa eu te contar os riscos principais de aceitar e seguir sem questionar fórmulas prontas que te vendem por ai:
  • Impessoalidade e desconexão - você tenta se adequar a uma realidade que não necessariamente é a sua e se desconecta de quem é, desrespeitas seus limites e fica mais distante ainda de perceber o que te faz bem.
  • Dificuldade de adaptação - dependendo do que seja, aplicar uma fórmula na sua vida pode significar mudanças drásticas para as quais você não está preparado, o que leva a um choque grande e brusco que já começa a afetar o seu compromisso com a fórmula.
  • Baixo comprometimento - por ser algo que vem do outro, já gera um certo distanciamento, você não participou da definição, então há sempre aquela dúvida se aquilo funciona mesmo te sabotando. Você acaba não se entregando completamente a experiência.
  • Frustração e sentimento de inferioridade - se você aplica algo que alguém disse que funciona e isso não funciona pra você, você acaba se sentindo a pior das criaturas. O problema deve estar contigo né? Só que não! Mas é difícil não sentir essa frustração que pode te impedir de tentar outras abordagens.
Não estou dizendo que as fórmulas, técnicas e métodos não servem pra nada. Elas podem servir como base para a partir delas você encontrar o seu caminho pessoal. Eu tenho uma metodologia base de trabalho nas consultorias por exemplo, mas para cada cliente eu desconstruo e reconstruo adequando a realidade de cada um.

No fim das contas eu sugiro que você conheça sim as fórmulas, peça ajuda, leia sobre diferentes abordagens, estude várias técnicas, e saiba que você sempre vai precisar adequar qualquer coisa que seja a sua realidade de vida. O esforço é sempre seu, depende das suas intenções e força de vontade.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Excelente post Alice. Concordo muito com a necessidade de sermos críticos para adaptar métodos que muitas vezes são muito legais para a nossa realidade. Não existe ler uma fórmula pronta e achar que vai dar tudo certo se você simplesmente aplicar é um erro. É preciso questionar, revisar, adaptar e aí sim, usar (e continuar adaptando continuamente de acordo com a sua experiência)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Obrigada! É exatamente isso! Essa é a produtividade que a gente acredita né? Bom demais!

      Excluir

Sou associada ANPOP