Planejamento diário não é ideal, mas é melhor que nada

07:39


A maioria das pessoas que eu vejo dizerem que planejam o seu tempo estão planejando cada dia de uma vez normalmente no dia anterior ao que irá acontecer. Isso pode ser um problema e é por isso que eu quero conversar com você hoje sobre isso. 

Se quando você planeja o seu dia você faz isso de véspera, você pode ficar com uma visão míope a respeito do que precisa ser feito. Dá uma olhada no que pode estar acontecendo:

  • Você tende a priorizar as urgências e demandas novas que acabaram de surgir: tudo que está mais fresco na nossa memória acaba chamando mais a nossa atenção porque é mais fácil de lembrar. Só que as novas demandas e urgências podem não ser as melhores atividades a serem realizadas no seu dia seguinte.
  • Você provavelmente vai pegar o que não conseguiu fazer no dia e adiar pro dia seguinte: aquela sensação chata de não ter conseguido cumprir o planejado vai te assombrar e te forçar a tentar encaixar essas coisas que não foram feitas no dia seguinte, até porque, se a única forma de planejamento que você utiliza é essa, se não fizer isso existe o risco de esquecer aquela atividade pra sempre.
  • Você fica sem tempo para preparar os elementos necessários para uma melhor realização das atividades: muitas coisas que a gente precisa fazer exigem preparação, organização, foco, ou seja, vai levar um tempo até você conseguir ter o que é necessário para realizar e talvez 24h não sejam o suficiente para isso.

Pra não dizer que não tem nada bom nessa prática, tem duas coisas que são boas nela:
  • Você treina o hábito do planejamento: planejamento diário com certeza é melhor do que planejamento nenhum. Olhar para frente, encaixar atividades, priorizar, você vai treinar tudo isso com o planejamento diário, o que é ótimo e mais do que muita gente que vive deixando a vida levar.
  • Você leva em consideração as suas necessidades e sensações do momento: no dia a dia a nossa produtividade e disposição sofrem influencia do que estamos sentindo e a cada dia é importante refletir sobre o que é possível fazer realmente no dia seguinte levando tudo isso em consideração.

Você pode começar o hábito de planejar planejando o dia seguinte diariamente, mas fazer apenas isso pode estar te fazendo se afastar dos seus objetivos e do equilíbrio saudável de uma vida leve. A saída então é aliar o planejamento diário a uma estratégia maior de planejamento semanal, mensal e anual, por exemplo. 

Com visões diferentes sendo revisadas e utilizadas em conjunto, você consegue tomar melhores decisões e ter mais consciência a respeito do que precisa fazer.

Faz sentido pra você? Me conta aqui nos comentários.


You Might Also Like

2 comentários

Sou associada ANPOP