Minhas ferramentas, meu processo, minha vida

05:00



"Cada um tem seu jeitinho" é a expressão que a minha filha de 7 anos usa pra dizer que somos diferentes. Essa noção do que nos diferencia e do que nos une com leveza é o que eu quero trazer aqui hoje quando falamos de vida, rotina e hábitos. Vem comigo que eu te conto como eu faço e porque você não deve fazer o mesmo.

O acelerar do mundo nos distanciou de nós mesmos e nos imprimiu uma velocidade que nos faz querer cortar caminho para economizar tempo. Pode até fazer sentido matematicamente mas provavelmente vai te levar a resultados que não são exatamente os que deseja. 

E porque eu tô falando nisso? Porque boa parte das mensagens que recebo ainda me questionam sobre a minha rotina e as ferramentas que eu uso e indico. E eu acho essa curiosidade perigosa. Não pela curiosidade em si, essa eu entendo e estimulo (tanto que vou contar mais sobre minha rotina e ferramentas logo mais). O que é perigoso é querer fazer o mesmo que eu faço, achando que por trabalhar com organização e produtividade, adotar o mesmo que eu vai trazer resultados positivos na sua vida.

O post de hoje é então ao mesmo tempo eu te dizendo o que eu faço (já tinha falado disso aqui, por sinal) e usando isso como exemplo para mostrar porque pode não funcionar pra você, se liga:

Minhas ferramentas:
  • Evernote - eu uso para anotações que eu quero acessar e buscar facilmente, como esse texto agora pro blog, o registro das sessões de consultoria, texto de e-books, atas de reuniões. Sabe porque pode não funcionar pra você? Porque você pode não querer essa estrutura ou concentrar tudo em uma única interface e preferir usar formatações mais complexas como em um editor de texto, por exemplo. Dá pra fazer bastante coisa no Evernote, mas nem todo mundo curte a aparência, a estrutura e as limitações de formatação e compartilhamento. Eu continuo usando o office da microsoft pra arquivos que eu preciso enviar como os exercícios e propostas da consultoria, apresentações das palestras e a diagramação dos e-books, por exemplo.
  • Papel - eu não abro mão do papel pra pensar. Eu penso melhor escrevendo, desenhando, conectando as ideias. Então, normalmente, os meus planos começam no papel e depois que tudo estiver mais claro vão pra alguma outra ferramenta. Preparo para as sessões de consultoria usando o papel e faço anotações durante as sessões também no papel antes de passar tudo pro Evernote depois. Como somos diferentes, você pode não precisar do papel hora nenhuma e começar direto em uma ferramenta, ou pode começar e terminar no papel, guardando em caixas e pastas de arquivo.
  • Trello - uso para organizar informações nos processos de consultoria, organizar meus projetos, andamento dos cursos que faço, listas de pendências. Basicamente todas as minhas ações, depois que foram processadas, vão pra lá e são acompanhadas lá. Existe um milhão (provavelmente literalmente) de outras ferramentas que cumprem esse papel perfeitamente, além do bom e velho papel. Nem todo mundo se acostuma com a carinha do Trello e a grande maioria prefere coisas mais simples. Introduzir uma complexidade desnecessária é uma grande perda de tempo. No meu caso a escolha foi por tentar consolidar tudo em um lugar só e confesso que nem sempre estou satisfeita.
  • Google drive - Meus arquivos vão todos pra lá quando estão concluídos. Antes disso, ficam no meu notebook. Faço a migração periodicamente. Existem outras estruturas de arquivo na nuvem que te ajudam a manter um backup dos seus dados e você pode simplesmente ter outro processo de arquivamento e backup dos seus arquivos. Só lembra uma coisa: em se tratando de backup quem tem um não tem nenhum e quem tem dois tem um. Redundância é super importante.
  • Calendly - uso essa ferramenta para a marcação das sessões de consultoria, assim consigo disponibilizar os horários direitinho e não preciso ficar fazendo a gestão já que ele sincroniza com o calendário do google. Você pode usar agenda e negociar horários por email, existem outras ferramentas também que fazem isso.
  • Google Calendar - uso como meu calendário base, incluo os compromissos, bloqueio horários. Gosto de ter um calendário onlline por conta dos avisos e alarmes e por causa da facilidade de gerir os atendimentos. Existem vários outros aplicativos, inclusive o nativo do seu celular, além da boa e velha agenda de papel que pode ser usada sem grilo.
  • Planner - apesar de usar ferramentas digitais, gosto de planejar no papel e acompanhar riscando o que foi feito, então uso o planner como ferramenta de revisão e planejamento da rotina. Tenho nele os livros que terminei de ler, meu ciclo menstrual e o planejamento anual, mensal e semanal. Toda semana atualizo olhando o calendário do google por causa dos compromissos e atendimentos. Você não precisa ter essa duplicidade, aliás, pra maioria das pessoas isso pode causar mais problemas do que ajudar de fato.
  • Canva - uso para criar as imagens dos posts rapidamente (crio templates e padrões, o que facilita o trabalho) e uso para convites, capa de e-books e as vezes até a diagramação do e-book inteiro. Eu gosto pela liberdade e possibilidades, mas pode ser opção demais e te deixar mais confuso do que ajudar, então, teste outras ferramentas antes de decidir qual a sua, ou não tenha nenhuma se não precisa de gráficos elaborados.
  • Aplicativos sociais (whatsapp, zoom, whereby, signal, instagram, youtube, facebook, pinterest, skoob, linkedin) - eu estou em tudo que é canto por causa do trabalho com a Avesso do Caos, mas me policio para ficar menos de 2h por dia nelas (fico de olho nas configurações que monitoram isso). Você não precisa usar todos eles, aliás, não precisa usar nenhum. Sua escolha pode depender de muitas coisas inclusive do seu plano de celular.
  • Aplicativos de streamming (Netflix e Spotify) - quase não vejo tv ou escuto rádio, fico basicamente nisso. Mas dependendo do que eu queira ver, posso acessar outras plataformas como telecine, globoplay, youtube, etc. Se eu não tenho regras pra isso, porque te induziria a ter?
Acho que essas são as minhas ferramentas. Elas só funcionam pra mim porque estão alinhadas com meu processo de gestão das informações e com a minha rotina de mãe, esposa e empreendedora que trabalha em casa fazendo atendimentos online por chamada de vídeo e produzindo conteúdo. É bem específico, como tem que ser, afinal, "cada um tem seu jeitinho". Qual o seu?

Fiz um post também aqui já com dicas de aplicativos para celular que a galera me indicou, pode ser útil na sua busca.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Alice, como sempre voce arrasa nos seus conteúdos. Importante voce deixar claro isso: o que serve pra um pode não servir pra outro. É o que sempre diz: Devemos respeitar o NOSSO processo. E tá tudo bem! Aprendi isso lá atrás com você e hoje me organizo do meu jeito, da forma que não é pesada pra mim e dentro da minha realidade. Tem caos aqui ainda? Tem! Preciso melhorar? Sim. E vou aprendendo no meu ritmo, com suas dicas, inspirações, sugestões. Um passo de cada vez. Obrigada pra sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Claudia!! Tá sempre tudo bem, desde que seja uma escolha consciente! Sempre existirá Caos, até porque sem ele não existe ordem! Obrigada você pelo carinho de sempre!

      Excluir

Sou associada ANPOP