Proatividade e Produtividade

05:00



Você é daqueles que faz acontecer ou dos que espera pra ver o que acontece? Devemos todos correr atrás e fazer acontecer sempre ou existem também desvantagens em ser proativo?

Eu costumo pensar na proatividade como uma característica positiva de quem tem foco e motivação, ainda que existam exceções, como em tudo.

Ser proativo é tomar um caminho com o melhor das intenções e agir sem esperar que alguém diga o que fazer. É não esperar e não depender de algo ou alguém para seguir em frente. Não entendeu algo, pergunte. Está vendo alguém precisando, ajude. Deu vontade de fazer algo, faça.  

Pense na economia de tempo! Eliminar espera e discussões e pedidos e conversas e então ir direto ao ponto Que beleza para uma vida produtiva, não é? Claro que é!

Mas isso quer dizer que devemos agir sem pensar? Não! E é aí que a maior parte das pessoas se engana e acaba sendo um proativo meio inconveniente. Ser proativo não é ser displicente, nem irresponsável. A proatividade atrapalha quando vira afobamento e então o agir é feito sem planejamento, sem analisar o todo. E então as consequências podem ser trágicas.

Outra desvantagem é que o caminho da proatividade tende a ser mais solitário. Não precisa ser, claro. Mas muita gente segue por esse caminho. Tomar uma atitude sem esperar por ninguém. Uma espécie de desbravador solitário. Nenhum problema nisso, mas lembre-se que as vezes envolver a pessoa certa é bem mais produtivo, uma economia de tempo e esforço, concorda?

De qualquer forma, ser proativo pode te ajudar muito na sua jornada para seguir um estilo de vida organizado. Fazer suas próprias escolhas, desde que conscientes deixam tudo mais fácil.

E no ambiente profissional? Como fica essa questão da proatividade, tão solicitada pelas empresas? A proatividade é sempre a melhor pedida nos negócios? Fiz um post no Linkedin sobre esse assunto, clica aqui para ver.

Lembrei também de um post que fiz aqui sobre atitudes para tornar o mundo um lugar melhor, se tiver precisando de inspiração, cola nele clicando aqui.

E você o que acha? Concorda? Se considera proativa? Quais as vantagens e desvantagens?

You Might Also Like

2 comentários

  1. Eu me considero ativa, pro ainda nao! Mas esse é uma das minhas metas do ano...ou melhor, objetivo pra vida! Adorei o texto...obrigada por me lembrar que DA !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente objetivo! Conte comigo pra lembrar sempre! Sempre dá! Obrigada pelo carinho! ;)

      Excluir

Sou associada ANPOP