O círculo de ouro do desenvolvimento pessoal

05:00



A gente fala muito em desenvolvimento pessoal ultimamente, eu, inclusive, falo muito sobre isso como parte de um estilo de vida organizado. Mas a verdade é que pode parecer um discurso vazio quando a gente não entra no detalhe do que isso significa. É por isso que no post de hoje eu vou falar sobre o que é desenvolvimento pessoal, porque se preocupar com isso e como fazer para se manter com essa meta pessoal.

O que é desenvolvimento pessoal? 

Segundo a Wikipedia" é uma área do conhecimento que visa a melhorar a qualidade de vida e a desenvolver as habilidades pessoais de cada pessoa, contribuindo com a construção do conhecimento humano e a realização de sonhos e aspirações." É meio que buscar tornar-se um ser humano melhor, buscar evoluir em todos os aspectos das nossas vidas. Ninguém sabe tudo sobre si mesmo, sobre o mundo e sobre os outros, então desenvolvimento pessoal é pra todo mundo.

O desenvolvimento pessoal tem dado uma banalizada ultimamente, pois muitos profissionais resolveram adotar essa expressão no lugar da expressão "auto-ajuda", uma alternativa para driblar o preconceito com esse tema. A verdade é que existe um preconceito generalizado com tudo o que envolva um investimento de tempo ou dinheiro em buscar ser uma pessoa melhor. É quase como se a gente tivesse que nascer pronto, com o dom de ser alguém virtuoso. Buscar aprimoramento seria admitir que não somos. 

Só que a verdade é que ninguém nasce pronto. Essa premissa deveria ser obvia para todos, mas, aparentemente, ainda causa espanto. Se ninguém tivesse nada a desenvolver, o mundo não teria muita graça e seríamos todos praticamente iguais. Então tá na hora da gente parar de orgulho bobo e assumir que precisamos nos desenvolver constantemente.

Ok, mas e como a gente se desenvolve?

Acho que o primeiro passo é mergulhar na gente mesmo. A gente precisa se conhecer melhor para descobrir o que é importante pra gente, o que nos deixa insatisfeito, as nossas necessidades e pontos a desenvolver.

Aí é a hora de buscar conhecimento para melhorar o que identificamos que é preciso. Estudar, ler, ver videos no youtube, conversar com pessoas que tenham essas características. Vale tudo para absorver o máximo de conhecimento no tema que você identifica como uma necessidade sua.

Daí você faz outro mergulho, pra organizar as ideias e perceber o que daquilo que você leu faz sentido incorporar ou adaptar a sua realidade. Definindo um plano de ação pessoal com metas e novos hábitos, para colocar a mão na massa e se policiar para garantir que as coisas estão caminhando e evoluindo.

Porque se preocupar com issoCansa só de pensar...

É, esse processo não é fácil. Mas quem disse que precisa ser? Ás vezes a gente precisa de ajuda, e tudo bem. Você não precisa seguir esse processo sozinho. Você pode conversar com alguém próximo, buscar mentores e até contratar profissionais (se precisar de ajuda, é só falar e agendar uma sessão inicial gratuita comigo, hein?). 

Nem todo mundo está disposto a se manter em desenvolvimento constante. Fazer essa escolha envolve coragem e uma boa dose de humildade. Dá preguiça e é mais fácil fingir que tá bom assim. Mas no fundo a gente sabe que tem sempre o que melhorar e mais cedo ou mais tarde o incômodo aparece e a gente resolve buscar o caminho do desenvolvimento.

O mais importante, na verdade, é que você se mantenha caminhando, sempre atento aos seus sentimentos e pensamentos, tentando, errando e aprendendo e se acolhendo nesse caminho. Como diria Simon Sinek na sua teoria do circulo dourado, o que nos move é o nosso porque. 

Então me fala, poque se preocupar com seu desenvolvimento pessoal é importante para você?

You Might Also Like

5 comentários

  1. Que postagem inspiradora! Voce consegue tratar do assunto (desse e de tantos outros!!!) com leveza sem perder a seriedade do que está propondo! É gratificante acompanhar suas publicações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que delícia de comentário carinhoso! Obrigada! Fico feliz que tenha gostado! Muito sucesso no caminho do seu desenvolvimento e conta comigo!

      Excluir
  2. Muito bom. ótimo. Parabéns. Bélissímo site!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Sou associada ANPOP