6 Dicas para ler mais

05:00


Sou uma leitora voraz, quem me acompanha no stories sabe. Já lí 25 livros nos últimos 6 meses. Ok, a fratura no tornozelo me deu um pouco mais de tempo livre nos ultimos dois meses, mas de qualquer forma, ler é e sempre será parte da minha vida. E hoje eu resolvi te contar alguns dos meus hábitos de leitura que me ajudam a ler. Quem sabe te ajudam por aí também!
  • Você não precisa ler o livro até o final se nao gostou dele. Sim, já vou começar quebrando paradigmas! Me lembro que o Murilo Gun (outro leitor voraz, falando nisso) comentou isso em algum dos vídeos dele e foi libertador pra mim. É ok abandonar um livro. Pode não ser o seu momento para ler aquele livro (ele pode estar mexendo com alguma emoção ou questão mal resolvida, por exemplo) ou pode ter sido uma escolha ruim realmente (tem autores que usam linguagens que não combinam com a sua, ou são lentos demais ou profundos demais, ou sei lá, "não bate mesmo".
  • Você pode ler mais de um livro ao mesmo tempo. Pois é, eu gosto de alternar as vezes entre um  livro e outro. As vezes tenho um livro em casa e outro na bolsa, enfim...fato é que leio alguns livros ao mesmo tempo e alterno entre eles quando canso de um determinado assunto. Assim, eu otimizo meu momento de leitura e a diversidade me motiva. É legal que as vezes um livro me ajuda a entender melhor o outro ou crio conexões entre eles que são massa!
  • Você pode aproveitar momentos de deslocamento. Esse é sensacional pra mim. Eu só ando de metrô lendo. Já recusei carona e já fugi de companhia pra poder ter esse momento de leitura no metrô tranquilamente. Se tiver barulho eu coloco uma playlist instrumental (já falei sobre como música me ajuda a concentrar nesse post aqui) e pronto. Aproveito também as filas, tempo de espera nos consultórios médicos, bicicleta ergométrica sentada na academia (tem outras ideias de como deixar sua rotina mais divertida nesse post aqui). 
  • Você pode marcar um encontro com os livros. Se ler é algo importantepara você, você deve agendar um tempo na agenda para isso. Separe um período e esqueça do resto. Se comprometa. Não fale da boca pra fora "Eu queria conseguir ler mais". Tempo se faz, como diria meu pai (contei esse caso nesse post aqui aliás).
  • Você pode deixar o livro te escolher. A motivação é tudo nessa vida, né? E ela pode vir das mais variadas formas. Ler por ler não é legal. Você vai acabar lendo coisas ruins que não tem a ver com você e aí vai colocar tudo a perder. Então, uma dica é deixar o livro te escolher. Uma das coisas que mais gosto de fazer é passear sem compromisso por uma livraria. Olhar as capas, ler a contra-capa, rir com os títulos. As vezes nesses passeios algum livro me chama atenção, me escolhe, e então eu levo pra casa. Quando isso acontece, a minha animação pra ler aumenta consideravelmente.
  • Você pode ler mais do que te faz feliz. Você nem vai sentir o tempo passar. É um pouco da dica anterior, mas nesse caso você já sabe do que gosta. E quando você sabe, é só alegria. "Ah, mas eu queria ler mais coisas diferentes", calma, não seja duro com você mesmo. Alterne, por exemplo. Não se prive do prazer da leitura, isso pode se virar contra você.
O hábito da leitura é uma excelente forma de desenvolvimento pessoal. Eu super recomendo. As vezes a gente não é educado para ler, nossa família não estimula, a escola obriga. Nada obrigado é bom. Descobrir o prazer de ler é como uma paquera no início, primeiro vem a curiosidade, depois o flerte e aí se for recíproco o lance fica sério. 

Se você já tentou de tudo e continua acreditando que ler não é a sua praia, tudo bem. Quem disse que você precisa ler mais? Você pode se desenvolver de outras formas. Vídeos, podcasts, conversas com pessoas interessantes. Só não deixe de buscar um aprendizado contínuo, combinado?

You Might Also Like

4 comentários

  1. Oi! Esse post me chamou atenção porque eu venho tentando a algum tempo "voltar a ler". Eu já fui leitora voraz, mas acabei deixando a internet e a TV tomarem conta do meu tempo... Enfim, este ano, eu coloquei a meta de conseguir ler pelo menos 10 livros e tenho a alegria de dizer que já estou no oitavo livro, sem intenção de parar... e só não li mais porque um destes livros me tomou muito tempo pois era em inglês (e estudar inglês é outra das minhas metas rs). Porém, apesar de estar feliz com os progressos, estou esbarrando num obstáculo e gostaria de saber se você tem alguma dica... Eu tenho sentido que comprar livros pesa no meu orçamento. Não que eu não os valorize, pelo contrário, eu acho o preço justo. Mas neste momento, tem sido caro para mim, e cada vez que eu entro numa livraria, acabo saindo com medo de estourar meu orçamento... Você tem alguma dica a este respeito? Eu comprei alguns livros por um precinho camarada num camelô na esquina da minha casa. Porém, eu tenho medo de que sejam fruto de algo ilegal e esta dúvida me incomoda bastante. Alguns são nitidamente usados, mas outros, parecem bem novos e tenho receio que tenham sido roubados dos correios ou algo semelhante. Você conhece algum "clube de trocas" ou algo assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom ver o seu carinho pelos livros! Eu não conheço nenhum clube de trocas, mas você pode montar um! Eu adoraria contribuir, conte comigo! hehhehehe Você conhece o Skoob? É uma rede social de leitores e lá acho que você pode conseguir interagir e trocar livros mais facilmente. Eu particularmente resolvo essa questão financeira separando parte do meu orçamento para livros e como os amigos sabem que eu gosto de ler, recebo muito de presente além de vários emprestados que devolvo depois. Faça amizade com outros leitores e nunca mais fique sem ler hehehehehe Conte comigo!

      Excluir
  2. Oii, Alice.
    Eu era uma leitura voraz e sempre lia um livro por semana, mas com o advento da internet e redes sociais minhas leituras foram diminuindo. Amei suas dicas, principalmente a de abandonar um livro, pois quase sempre insisto em ler um livro até o final e isso acaba enrolando mais minha lista de leituras. Ahh, também lia bem mais quando ia de ônibus para o trabalho.

    Obrigada por este post.
    Abraços
    http://larydilua.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você pelo carinho! Tenta colocar em prática e retomar o hábito! E depois me conta, viu?
      Se precisar de ajuda, conta comigo!

      Excluir

Sou associada ANPOP