O que é produtividade para você?

05:00


Já dei algumas dicas de produtividade aqui, mas sinto que não contextualizei o suficiente. O que eu ainda não disse é que produtividade, assim como sucesso e realização é um conceito que só você é capaz de definir.

Poxa Alice, mas eu vim ler esse texto querendo que você me explique o que exatamente é produtividade! !

Calma, calma, não vá embora ainda. Nesse post eu vou te dizer o que não é produtividade, vou te contar como você pode descobrir seu próprio conceito de produtividade e vou compartilhar alguns conceitos pessoais de amigos sobre o tema. E no final ainda tem um convite especial pra você que curte o assunto!

Vamos começar então pelo que não é produtividade:
  • Não é produzir em maior quantidade
  • Não é estar sempre ocupado

Muita gente confunde, porque no passado de fato essa palavra produtividade era muito usada nas empresas com o objetivo de fazer o empregado trabalhar mais. Mas isso já vem mudando bastante e produtividade agora está diretamente relacionada aos objetivos estratégicos na empresa e a cultura organizacional. Alguém produtivo está com seus objetivos alinhados aos objetivos da empresa e com isso todos ganham. Levando para a vida pessoal, culturalmente temos a imagem de que alguem que está sempre ocupado é alguém produtivo e com essa mudança de valores e foco no bem-estar vemos na verdade que alguém sempre ocupado passou a ser visto como alguém que não faz uma boa gestão do seu tempo, ou seja, não é produtivo.

Para ilustrar melhor deixa eu te dar um exemplo…imagina aquele dia em que você fez mil coisas, recebeu telefonemas, pedidos urgentes, demandas de todo lado. Nesse dia você fez mil coisas, ficou morto de tão cansado… Imaginou? Reconheceu? Viveu isso outro dia mesmo? Então agora me responde: nesse dia você considera que foi produtivo?
Tem dias que a gente chega em casa cansado, ficou o dia todo ocupado, fez mil coisas e não se sente produtivo. Já em outros dias você faz só uma única coisa que tinha planejado fazer, dá foco total naquilo e sente que o dia rendeu bastante. Sabe como é? Pois é…isso prova que produtividade tem menos a ver com quantidade do que com qualidade. E qualidade é um conceito que cabe a você definir e tem relação direta com as suas metas, objetivos e prioridades. Concorda?

Agora como descobrir seu conceito de produtividade? Essa é a parte legal e o primeiro passo é o auto-conhecimento (saiba mais aqui). E então definir suas prioridades (saiba mais aqui). A partir daí, é se organizar para ser mais produtivo e realizar mais do que te faz bem. Mas lembre-se que a produtividade deve ser vista como um processo contínuo afinal a gente muda o tempo todo e então tem que estar sempre se conhecendo, revisando os planos, repriorizando e ajustando os hábitos.

E pra te dar alguns exemplos do que eu tô falando, como eu gostei dessa história de pedir opinião e contribuição das pessoas, olha as respostas que recebi essa semana sobre o tema do post de hoje:
  • Produtividade é gerenciar sua energia de acordo com suas prioridades - João Paulo Rocha
  • Conseguir fazer o que lhe foi delegado no menor prazo e maior qualidade - Bela
  • Capacidade de completarmais atividades no mesmo espaço de tempo sem redução de qualidade - Celso
  • Conseguir fazer coisas de qualidade em um curto tempo :) Tem dias que estou muito produtiva, outros me sinto uma procrastinadora :) Para sermos produtivos precisamos de energia + foco, as vezes me falta energia, as vezes me falta foco. Quando estou com os dois, sai da frente que produzoooooo muuuuito - Kalinka Carvalho
  • É aquele sentimento de satisfação quando você não tem mais nada pra fazer, tudo o que você fez foi muito útil e ainda faltam horas pra acabar o dia que você pode aproveitar com o que você quiser - William Souza
  • É saber aproveitar  reaproveitas cada coisinha que as vezes nos passa desapercebida - Maria Luiza Gonçalves
  • Mirar em um….acertar dois - Augusto Mota
  • Conseguir fazer o que precisa ser feito no dia, com tempo de sobra para a gente e os queridos, sensação de dever cumprido - Helô Costa
  • Gosto muito do senso de "missão cumprida", então um dia produtivo pra mim é aquele que completo as atividades que planejei, as coisas que queria fazer e que são importantes serem feitas. Também acho super produtivo um dia que aproveito de outras maneiras; ir ao parque por exemplo é produtivo pra mim pq me faz bem. Acho que produtividade pra mim é ter um dia que flua no meu ritmo e que traga essa sensação de realização. :) - Isabela de Castro


Quando eu escrevi esse post eu estava escrevendo o meu e-book sobre Produtividade e agora ele já está disponível. Quer saber mais sobre produtividade e gestão da informação? Dá uma olhada no e-book "Produtividade e Caos".

You Might Also Like

2 comentários

Sou associada ANPOP