13 Frases para pensar sobre o tempo

05:00


Assisti outro dia o filme Beleza Oculta em que o protagonista escreve cartas para o Amor, a Morte e o Tempo. É um filme bem interessante para repensar a sua relação com esses três. E eu fiquei viajando no Tempo.
Muita gente fala sobre o Tempo. E pensando nisso, eu resolvi comentar algumas frases que eu conheço sobre o tempo. Tem muita música sobre o tempo também, escute a playlist "Sobre o Tempo" que criei no Spotify e fique a vontade para me sugerir outras frases e músicas.

Newton dizia que o tempo era "absoluto, verdadeiro e matemático, que transcorre uniformemente", já Einstein, provou que o tempo é relativo e dizia que “passado, presente e futuro são apenas ilusões”. Quem sou eu para questionar ou duvidar dos físicos. Mas eu acho que o tempo é um grande paradoxo. É absoluto (dá para medir nos ponteiros do relógio) e é relativo (a sensação varia de acordo com o ponto de vista). É verdadeiro (a gente nomeia e usa como padrão) e ao mesmo tempo uma ilusão, uma mera convenção (o presente será passado, o futuro será presente, o passado já foi presente).

O tempo mexe com a forma com que lidamos com os sentimentos e os sentimentos alteram a forma com que percebemos as coisas. "A saudade é o que faz as coisas pararem no Tempo" dizia Mario Quintana e "O tempo não só cura, mas também reconcilia" dizia Victor Hugo ou ainda "O tempo é um rato roedor das coisas, que as diminui ou altera no sentido de lhes dar outro aspecto" para Machado de Assis.

E a gente brinca com a relatividade e o passar do tempo, como Mario Quintana quando diz "O tempo é um ponto de vista. Velho é quem é um dia mais velho que a gente". E a gente inveja o que não tem, como na frase do Marquês de Maricá "Nenhum tempo e nenhum lugar nos agrada tanto como o tempo que não existe, e o lugar em que não estamos".

E damos conselho sobre o tempo como José Saramago "Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo" e julgamos quem o desperdiça como Arthur Schopenhauer "As pessoas comuns pensam apenas como passar o tempo. Uma pessoa inteligente tenta usar o tempo" ou Franz Kafka "O tempo é teu capital; tens de o saber utilizar. Perder tempo é estragar a vida".

E já entendemos que fazer o que gostamos e aproveitar o tempo é ganhar tempo como Goethe "O tempo rende muito quando é bem aproveitado" ou Bertrand Russell "O tempo que você gosta de perder não é tempo perdido".

Encerro com Mario Quintana e agradeço a você que escolheu envelhecer compartilhando parte do seu tempo comigo.

"Tempo. Coisa que acaba de deixar a querida leitora um pouco mais velha ao chegar ao fim desta linha"

Quer saber mais sobre o tempo e produtividade ? Dá uma olhada no meu e-book "Produtividade e Caos".

You Might Also Like

2 comentários

  1. Olá!!! Estive "sem tempo" (risos) e li o post somente hoje. Parabéns!! Ótima coletânea. Sou fã de Mario Quintana. Até a próxima, da sua xará Alice também Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida xará! ;) Como dizia meu pai: "Tempo se faz" hehehehe
      Que bom que esse tempoque você investiu lendo o post te trouxe boas recompensas! :*

      Excluir

Sou associada ANPOP